17 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Prefeitura de Rio Largo libera esgoto bruto para contaminar água da Casal

Ima e Ministério Público estão investigando o crime ambiental que é um atentado à saúde pública. Abastecimento d’água foi suspenso

O esgoto desceu contaminando área de armazenamento d’água da Casal que suspendeu o abastecimento

A Prefeitura de Rio Largo é responsável por jogar esgoto bruto dentro dos mananciais que abastecem milhares de pessoas no entorno do município. Um crime grave parido na irresponsabilidade da gestão municipal.

Mais que isso. Um desrespeito a vida da população que ao beber da água desses mananciais, certamente passa a correr o risco de contrair doenças de toda ordem.

A Casal foi notificada sobre o lançamento do despejo de esgoto, a partir de uma obra de drenagem da Prefeitura de Rio Largo no manancial, o Sistema de Abastecimento Mata do Rolo.

Por conta do problema a Casal paralisou o sistema de abastecimento na manhã desta terça-feira, 24.

IMA acionado

Diante da situação, a Companhia acionou o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e o Ministério Público Estadual (MPE) para as providências cabíveis.

Técnicos da empresa também iniciaram a limpeza do manancial e fizeram a coleta da água para análise em laboratório.

Nesta quarta-feira (25), após o resultado da análise laboratorial, a situação será reavaliada para se decidir ou não pela reativação desse sistema, que produz água para atender a cerca de 65% da cidade de Rio Largo.

A água captada e tratada pela Companhia é repassada para a BRK distribuir aos moradores do município.

Veja vídeo do esgoto liberado