12 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Recursos hídricos: Governo Renan Filho busca acordo de cooperação com Israel

Governador de Alagoas se reuniu com técnicos, secretários e representantes do setor produtivo para iniciar tratativas

Renan Filho se reuniu com Diego Berger, coordenador de projetos internacionais da Mekorot (empresa de abastecimento de Israel), secretários, diretores de órgãos e com representantes do setor produtivo alagoano. Foto: Dárcio Monteiro

Alagoas iniciou as tratativas para formalização de um acordo de cooperação com o Estado de Israel. O objetivo é estabelecer um plano de gestão dos recursos hídricos, sobretudo das águas do Canal do Sertão e o emprego de tecnologias avançadas de produção a baixo custo.

Nesse sentido, o governador Renan Filho se reuniu, na tarde de terça-feira (14), com Diego Berger, coordenador de projetos internacionais da Mekorot (empresa de abastecimento de Israel), secretários estaduais, diretores de órgãos e com representantes do setor produtivo alagoano.

Berger é um dos palestrantes do Seminário Inovação no Semiárido: A Experiência de Israel, que será realizado nesta quarta-feira (15) pelo Sebrae, em parceria com o Governo do Estado. O evento acontece no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), a partir das 8 horas.

“Eu acredito que a gente pode transformar esse seminário num ponto de inflexão para, a partir dele, construir um cronograma de ações concretas e assim orientar os nossos próximos passos. Podemos também formar um grupo de interlocução entre o Governo e o setor produtivo”. Renan Filho, Governador de Alagoas.

O seminário busca debater tecnicamente questões correlacionadas ao Semiárido alagoano e propor alternativas em termos de projetos, programas e políticas públicas para o desenvolvimento regional, a partir do intercâmbio de conhecimentos e da experiência de Israel.

Berger recordou que Israel tem uma história de 80 anos na gestão dos recursos hídricos e pode colaborar decisivamente com Alagoas.“Com base nessa experiência, é possível fazer aqui esse processo em menos tempo; é pegar as coisas que são mais importantes e adaptá-las a vocês”, disse o diretor da Mekorot, empresa de abastecimento de Israel que está entre as 10 maiores do mundo neste segmento.