19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Recusado por Nova York, Bolsonaro recebe homenagem no Texas

Itamaraty fechou às pressas uma agenda no Texas, estado historicamente conservador, após recusa com fortes críticas do prefeito de Nova York

Bolsonaro receberá prêmio no conservador estado do Texas

Após ser chamado de “humano muito perigoso” pelo prefeito de Nova York e ter sua visita recusada para receber o prêmio de “personalidade do ano pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos”, o presidente Bolsonaro parte para o Texas com o mesmo objetivo.

“Em face da resistência e dos ataques deliberados do prefeito de Nova York e da pressão de grupos de interesses sobre as instituições que organizam, patrocinam e acolhem em suas instalações o evento anualmente, ficou caracterizada a ideologização da atividade”. Porta-voz da Presidência.

Em entrevista a uma rádio, em abril, o prefeito de Nova York, o democrata Bill de Blasio, disse que Bolsonaro não era bem-vindo à cidade e o chamou de racista, homofóbico e destrutivo.

Após sua presença em Nova York não se mostrar nada bem vinda, o presidente desembarca nesta terça (15) em Dallas, no Texas, para uma visita oficial de dois dias. É a segunda vez que Bolsonaro viaja aos Estados Unidos (EUA) em cinco meses de governo.

O Itamaraty fechou às pressas uma agenda no Texas, estado historicamente conservador, para que o presidente possa se encontrar com empresários e políticos sem ter de enfrentar protestos. No entanto, grupos ligados às causas LGBT, mulheres e negros organizam manifestações contra ele em Dallas, seu novo destino.

Ex-presidente americano, George W. Bush deve ter uma reunião com o brasileiro

Um dos principais momentos da viagem ocorrerá na tarde desta quarta-feira (15), quando Bolsonaro terá uma reunião privada com o ex-presidente norte-americano George W. Bush, que governou os Estados Unidos entre 2001 e 2009. De acordo com o Palácio do Planalto, será uma visita de cortesia.

Na quinta-feira (16), Bolsonaro será homenageado como personalidade do ano pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, em almoço organizado pelo World Affairs Council de Dallas/Fort Worth, que contará com a presença de 120 empresários norte-americanos.

Comitiva

Dessa vez, Bolsonaro está sendo acompanhado por uma comitiva de cinco ministros: Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Santos Cruz (Secretaria de Governo) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

Além deles, os governadores do Acre, Gladson Cameli (PP), e de São Paulo, João Doria (PSDB), também acompanham o presidente da República. Ainda compõem a comitiva brasileira os deputados Hélio Lopes (PSL-RJ), Marco Feliciano (Pode-SP), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e o secretário-executivo da Casa Civil, José Vicente Santini.

A viagem acontece durante a primeira greve em seu governo, a Paralisação Nacional da Educação.