16 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Renan Filho fala em manter isolamento e fazer uso de máscaras obrigatório em AL

Tendência é ganhar tempo enquanto se adequa a rede hospitalar, antes que as vagas nos leitos fiquem lotadas

Em coletiva no início da noite dessa sexta-feira (17), o governador Renan Filho disse que deve prorrogar as medidas de isolamento em Alagoas. Além disso, ele tornará obrigatório o uso de máscaras nas ruas. Nesta manhã de sábado (18), ele mesmo deve passar por um exame após o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), George Santoro, ter testado positivo para o covid-19.

“Há dois dias, nós tivemos o maior número de mortes contabilizadas em um dia (duas), desde que essa crise do covid-19 iniciou no planeta. Foram 10 mil mortes em um único dia, o Brasil teve mais de 200 mortes em um dia também. E nós vamos ter medidas novas, de uso de máscaras e de outros procedimentos para que a gente continue criando condições para que Alagoas possa adequar a rede de Saúde pùblica para atender as pessoas”. Renan Filho, governador de Alagoas.

Segundo o governador, o estado não pode relaxar nas medicas, pois não atingiu o pico da doença. O entendimento foi o mesmo com os demais governadores do Nordeste, com quem Renan Filho se reuniu antes da coletiva.

“A tendência é que a gente mantenha as medidas de isolamento, ajustando algumas especificidades do decreto. A gente vai seguir na rota que a humanidade segue, na rota que a Organização Mundial de Saúde recomenda, que o Ministério da Saúde recomenda, para que nós tenhamos em Alagoas o menor número de casos, o menor número de mortes, enquanto a gente adequa a nossa rede hospitalar”. Renan Filho.

Leitos

O governador afirmou ainda que cerca de trinta equipamentos de saúde, entre unidades de pronto atendimento e hospitais de Alagoas, passam por remodelagem para oferecer mil leitos, sendo 300 de UTI e 700 enfermarias em todo o estado.