17 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Senador ataca Guedes e diz que ‘kamikaze é a política econômica do governo’

o senador Carlos Fávaro (PSD-MT), autor da PEC, diz que Paulo Guedes nunca se preocupou com o povo humilde do País

Ministro Paulo Guedes batizou a proposta do senador Fávaro de “PEC Kamikaze”

Depois que o ministro Paulo Guedes (Economia) passou a fazer campanha contra a  PEC (proposta de emenda à Constituição) dos Combustíveis, rotulando-a como ” PEC Kamikaze”,  o senador Carlos Fávaro (PSD-MT), autor da emenda resolveu endurecer o tom e rebateu dizendo que “kamikaze é a política econômica do governo”.

Guedes colocou toda a sua equipe no ministério para atuar contra a PEC, sob o argumento de que ela vem para  “pôr fogo na economia”.

A PEC propõe a  desoneração irrestrita de tributos no mercado de combustíveis e ainda criar e ampliar despesas nesse setor. Para a equipe de Guedes, o impacto da proposta será superior a R$ 100 bilhões.

Fávaro discorda da avaliação e diz que não tem como encontrar soluções para baixar o preço dos combustíveis que não envolvam gasto de dinheiro por parte do Executivo.

“Precisa de medida compensatória para dar equilíbrio e para isso precisa de dinheiro, por isso sugeri o uso do dividendo da Petrobras da parte da União e os royalties da venda de poços de petróleo do pré-sal previstos para 2022”, disse em entrevista.

Ele afirmou que Guedes “só pensa em pagar o serviço dos juros da dívida” e que não pensa na população.

“Ele nunca se preocupou com os mais humildes, ele não apresentou uma proposta que pudesse atender os mais humildes que voltaram a cozinhar com lenha. Ele não apresentou uma proposta de processo de controle racional de preços de combustível sem ferir o mercado”, disse.