27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Novo prédio do IML é inaugurado nesta segunda

Prédio garantirá melhores condições de trabalho para os servidores e atendimento humanizado à sociedade

A sede própria do Instituto de Medicina Legal Doutor Estácio de Lima (IML) será inaugurada nesta segunda-feira, será inaugurado segunda-feira (18), às 10h, pelo Governo do Estado.  Após 87 anos de espera, o IML de Maceió terá um novo prédio.

IML terá capacidade para atender à população de 50 municípios. Foto: Ascom/Perícia Oficial

Com investimento superior a R$ 25 milhões, entre estrutura física e aquisição de equipamentos de última geração, o que fará da unidade uma das mais modernas do país, o novo IML fica localizado na Avenida Luiz Avelino Pereira, no Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió, e atenderá as necessidades de 50 municípios do Estado.

O projeto foi elaborado em 2011 e a construção iniciada no ano seguinte. Com vários problemas técnicos, a obra foi paralisada por diversas vezes na gestão anterior, sendo abandonada por mais de um ano. Em 2015, a obra foi retomada pelo Governo do Estado, após o projeto original sofrer modificações estruturais na planta.

Blocos

O novo IML é um complexo formado por sete blocos, divididos por área de atuação. O primeiro deles é o bloco de informação e atendimento à população, seguido dos blocos de setores administrativos, exames em vivos, refeitório, exames em mortos, exames em corpos em estado avançado de decomposição e subestação e casas de máquinas.

Nos blocos de necropsia foram construídas duas câmaras frias para recebimento e armazenamento de cadáveres, sendo uma com capacidade para 72 corpos e outra para 16 corpos em estado de putrefação. Uma central de ar-condicionado com sistema de exaustão também foi instalada nos blocos de necropsia e de armazenamento dos corpos para evitar riscos de contaminação.

Para evitar problemas no fornecimento ou queda de energia elétrica foi instalada uma subestação própria, que garante o abastecimento de 100% da unidade, e um gerador com autonomia de 3 a 5 horas no fornecimento de energia para todo o prédio. Haverá um sistema de dados de voz interligando os blocos, como também um sistema de gerenciamento para ofertar um atendimento diferenciado e humanizado à sociedade.