27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Eleições 2022

Presidente do PL agora quer recontagem das urnas no TSE

Valdemar da Costa Neto promete questionar a corte eleitoral na próxima terça-feira

Valdemar Costa Neto segue orientação de Bolsonaro e vai pedir recontagem de votos

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou neste sábado, 19, que políticos da legenda pedirão a revisão da apuração das urnas eletrônicas que entraram em funcionamento antes de 2020 ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A denúncia, que deverá ser apresentada até a próxima terça-feira (22/11), aponta que cerca de 250 mil urnas teriam “o mesmo número”.

O PL vai apresentar ao Tribunal um relatório do Instituto Voto Legal sobre as urnas. “Pelo estudo que fizemos, têm várias urnas que não podem ser consideradas. É no Brasil inteiro, de 2020 para baixo. Todas elas têm o mesmo número, não tem como controlar. Temos a prova e vamos mostrar que essas urnas não podem ser consideradas. Vamos ver o que o TSE vai resolver”, disse Costa Neto.

Em vídeo, Costa Neto declarou que a legenda não pedirá novas eleições, mas a recontagem dos votos e investigação de possíveis irregularidades. “Nada de ter nova eleição, não vamos propor nada disso, não queremos tumultuar a vida do país. Mas têm umas urnas que têm que ser revistas e nós vamos propor para o Tribunal Superior Eleitoral até a próxima terça-feira essa nova proposta”, pontuou.