30 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Robôs de Bolsonaro se enganam e comentam sobre “bolso” no Twitter

Perfis automáticos estão programados para reagir, de forma instantânea, a qualquer comentário sobre Bolsonaro

Um texto do caderno Ilustrada publicado na quinta (18) está repercutindo nas redes sociais nas últimas horas por sugerir ação de bots (robôs) nos comentários da publicação da Folha no Twitter.

A reportagem “Joalheria quer competir com obras de arte pelo bolso dos super-ricos”, da Folha no Twitter, contém a palavra “bolso”, similar a “Bolsonaro”. E isso foi o suficiente para repercutirem nas redes sociais a ação de bots (robôs) nos comentários.

Perfis automáticos estão programados para reagir, de forma instantânea, a qualquer comentário sobre Bolsonaro ou algo parecido. Prática que vem sendo feita desde antes das eleições e invariavelmente acabou conquistando o apelo de alguns humanos de verdade.

Em comum aos perfis que comentaram, poucos seguidores, nomes de usuários incomuns (com números e letras), poucas postagens e quase sempre uniformes e de pensamento único.

Caixa 2

A Folha entrou com uma representação no TSE solicitando à Polícia Federal que instaure inquérito para apurar ameaças contra uma jornalista e um diretor da empresa. Os ataques começaram após a publicação da reportagem “Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp“, na quinta-feira (18).

O jornal considera haver indícios de uma ação orquestrada com tentativa de constranger a liberdade de imprensa.​ A autora da reportagem, Patrícia Campos Mello, recebeu centenas de mensagens nas redes sociais das quais participa e por e-mail.

Entre sexta-feira (19), dia seguinte à publicação, e esta terça (23), um dos números de WhatsApp mantidos pelo jornal recebeu mais de 220 mil mensagens de cerca de 50 mil contas do aplicativo.