
Com o apoio do Sebrae, Alagoas foi o primeiro Estado do País a implantar a Lei geral da micro e pequena empresa editada em 2006. A lei desburocratizou o processo de constituição de novos empreendimentos e fortaleceu a atuação do agente de desenvolvimento local ao estimular à formalização do Microempreendedor Individual. Hoje de 145 mil empreendimentos criados no Estado 135 mil são de pequenas e microempresas.
Segundo o Superintendente Regional do Sebrae, Marcos Vieira, com base na lei o Estado é recordista no País na abertura de empresas. Ele justifica que a integração de órgãos governamentais e instituições de fomento criaram para Alagoas um melhor ambiente para negócios. “Aqui tudo anda mais rápido por que o empreendedor fala direto com os gestores e resolve a burocracia rapidamente, ao contrário dos grandes centros onde o acesso é muito difícil”, destacou Vieira.
De acordo com ele, o País criou só este ano 16 milhões de empresas e desse total 14 milhões são micro e pequenas empresas. Em Maceió foram criados 67 mil empreendimentos, mas 62 mil são de pequenos e micros e mais 27.500 microempresas individuais.

O Sebrae/AL atua em diversas frentes para garantir a sobrevivência do negócio em meio a uma conjuntura econômica de dificuldade como a atual. Desta maneira desenvolve capacitação para os empreendedores e estimula os arranjos produtivos. No último ano, com o apoio do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) a instituição distribuiu 1.200 máquinas de costuras com empreendedores individuais no interior de Alagoas e, após a capacitação desenvolvida com todos eles, muitos já estão atuando junto às empresas do setor têxtil, como a fábrica da Pedra, em Delmiro Gouveia.