1 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Seinfra e Banco Mundial discutem projeto para contemplar comunidades rurais com saneamento básico

Secretaria apresentou proposta para que 100% dos alagoanos recebam atendimento para suprir necessidades básicas

Projeto deve atender cerca de 300 mil pessoas, incluindo as comunidades quilombolas, indígenas e povos ciganos. Foto: Felipe Lima

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) se reuniu com representantes do Banco Mundial para apresentar proposta de universalização dos serviços de saneamento rural no estado de Alagoas.

O projeto deve atender cerca de 300 mil pessoas, incluindo as comunidades quilombolas, indígenas e povos ciganos. O encontro foi realizado nesta terça-feira (7), na sede da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

“Os técnicos da Seinfra identificaram que pequenos povoados rurais, com menos de mil pessoas, ainda não foram contemplados com o acesso ao saneamento e o governador deseja que todas Alagoas chegue a 100% de atendimento nesse setor, suprindo as necessidades básicas das famílias”. Amanda Quintela, gerente de Regulamentação Ambiental da Seinfra.

O projeto foi apresentado pelos secretários executivos de Infraestrutura e de Gestão Interna, Gustavo Acioli Torres e Diogo Coutinho, para que contemplassem as comunidades rurais, como quilombolas e indígenas, para que recebam os benefícios do saneamento básico e do abastecimento de água.

O saneamento básico incorpora os serviços de água potável, esgotamento sanitário, coleta de resíduos e drenagem urbana, amplamente associados à saúde pública.

Além da Seinfra, participaram da reunião a secretária de Estado do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; a secretária de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Caroline Balbino; o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (semarh), Gino César, e a secretária de Planejamento (Seplag), Renata dos Santos e representantes da Casal.