1 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

‘Semana do Brasil’ é lançada com a intenção de ser a ‘Black Friday’ nacional

Cada empresa poderá aplicar o desconto e a promoção que quiser entre 6 e 15 de setembro

O governo federal lançou nesta terça-feira (3), em cerimônia no Palácio do Planalto, uma campanha para estimular o consumo durante a semana do dia 7 de setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil.

Batizada de Semana do Brasil, a campanha, que teve peças publicitárias elaboradas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), envolve a participação de 4.680 empresas de todo o país, que vão oferecer descontos e promoções em produtos e serviços.

No início da noite, segundo o governo, as inscrições somavam mais de 6 mil. O varejo é um dos segmentos mais engajados na campanha, mas empresas e entidades de outros setores, como imobiliário e bancário, também aderiram.

“Um mês que não tinha uma data de comércio passará a ter uma data de comércio e turismo”. Fábio Wajngarten, titular da Secom.

Cada empresa poderá aplicar o desconto e a promoção que quiser ao longo desse período. Ao discursar no lançamento da iniciativa, o presidente Jair Bolsonro manifestou confiança na recuperação da economia brasileira.

“É o momento em que nós estamos nos reencontrando com as cores da nossa bandeira e o lema Ordem e Progresso. O Brasil vai sair dessa. Nós, juntos, vamos fazer um Brasil diferente. Vamos, lá na frente, apesar do orçamento complicado, dar a volta por cima”. Jair Bolsonaro, presidente.

 

O evento de descontos que o governo criou para funcionar como uma longa Black Friday e estimular o consumo, já tem quase 3.000 participantes cadastrados, entre empresas e associações, a partir de dados apresentados no site do evento até a manhã desta terça-feira (3).

Pelo calendário oficial, as promoções vão ocorrer em meio as comemorações da semana da pátria, de 6 a 15 de setembro. Os estados de São Paulo e Paraná são os que mais tiveram participantes únicos cadastrados no site —foram 840 e 371, respectivamente.

Bancos participarão

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse que 17 instituições financeiras vão participar da semana, com produtos e serviços em condições especiais. “As ações envolvem desde a oferta de crédito, seguros, investimentos até a realização de feirões de renegociação de dívidas”, disse a federação, por meio de nota.

Os bancos participantes, de acordo com a Febraban, são: ABC, Alfa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, BANESE – Banco do Estado de Sergipe, Banrisul, Bradesco, BTG, Caixa Econômica Federal, Daycoval, Itaú, Grupo Pan, Mercantil do Brasil, Votorantim, Safra, Santander e Semear.

O Itaú Unibanco, no entanto, não vai oferecer descontos na área financeira, mas em produtos culturais complementares, os cinemas e o sistema de bicicletas.