24 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Covid-19: Brasil supera Itália e já conta 33.884 mortos, mas sem balanço do Ministério da Saúde

Pasta vem atrasando o boletim diário, que na gestão Mandetta saia pontualmente às 17h e agora curiosamente, evita o Jornal Nacional

Nesta quinta-feira, segundo dados das Secretarias de Saúde dos Estados, no Brasil já foram registradas 33.884 mortes provocadas pela Covid-19 e 612.862 casos confirmados da doença, desde o início da pandemia..

Além de passar a marca de 600 mil infectados, o Brasil ultrapassou o número de óbitos da Itália por Covid-19. Um dia antes, o balanço do Ministério da Saúde na quarta-feira (3) registrava 1.349 novos óbitos, número recorde de vítimas anotadas em um dia.

Mas, assim como na quarta, a pasta anunciou nesta quinta que seu boletim diário nacional só será divulgado às 22h.

Durante a gestão de Henrique Mandetta, os números eram divulgados precisamente às 17h e as entrevistas coletivas eram diárias. Após sua demissão, na de Nelson Teich, as coletivas diárias deixaram de acontecer e os números saim por volta de 18h.

Agora, com um ministro interino, o balanço do dia sai cada vez mais tarde. Ontem, por exemplo, foi o primeiro dia a ser divulgado apenas às 22h, mesmo caso de hoje. Há quem diga que isso seja para evitar que o Jornal Nacional divulgue, novamente, as quebras de recordes, para desgosto do presidente.