28 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

BNDES confirma leilão de três distribuidoras; O da Ceal segue suspenso

Ação judicial movida pelo governo do Estado que cobra um débito de cerca de R$ 1 bilhão ao Governo Federal

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) confirmou para esta quinta (30) a realização do leilão de três distribuidoras da Eletrobras. Serão leiloadas as distribuidoras Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) e Boa Vista Energia, distribuidora de energia em Roraima.

O banco, responsável pelo processo, disse que após análise dos documentos apresentados pelas empresas interessadas nas distribuidoras, foram atendidos os requisitos para a realização do certame. Os lances viva-voz e a posterior abertura do envelope de habilitação ocorrerão às 15h, na B3, bolsa de valores, em São Paulo.

No último dia 17, o BNDES alterou o cronograma de realização do leilão de venda e reagendou para o dia 26 de setembro o leilão da empresa Amazonas Distribuidora de Energia (Amazonas Energia).

O leilão da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) continua suspenso devido a uma decisão judicial. Uma decisão judicial do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), impediu a venda da companhia, após ação movida pelo governo de Alagoas.

A Ceal é a única das seis empresas da Eletrobras, prestes à privatização, que ainda não tem data para ir a leilão. O motivo é uma ação judicial movida pelo governo do Estado que cobra um débito de cerca de R$ 1 bilhão ao Governo Federal.