28 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Cardiologia da Santa Casa de Maceió recebe prêmio de excelência nacional

Prêmio foi concedido à Santa Casa pelo segundo ano consecutivo

Premiação aconteceu na Abertura online do VI Workshop do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia, em dezembro.

O serviço de Cardiologia da Santa Casa de Misericórdia de Maceió foi premiado no VI Workshop do Programa Boas Práticas em Cardiologia, junto com dez hospitais que fazem parte desse importante programa de qualidade no Brasil.

A instituição obteve a classificação PLATINUM, que reconhece a excelência do serviço prestado.

De acordo com seus indicadores de desempenho e qualidade assistenciais, a premiação foi conferida a duas áreas: Síndrome Coronariana Aguda (SCA) e Insuficiência Cardíaca (IC). Em razão dos protocolos adotados durante a pandemia da Covid-19, não houve cerimônia presencial para a entrega do prêmio.

A categoria PLATINUM foi introduzida em 2019 para reconhecer a manutenção ininterrupta dos indicadores acima de 85%, por 24 meses consecutivos, e concedida à Santa Casa de Maceió pelo segundo ano consecutivo, reforçando o trabalho da Cardiologia da instituição em um patamar de excelência assistencial de reconhecimento internacional.

“Apesar de todas as dificuldades enfrentadas em 2020, em razão da pandemia, nosso trabalho seguiu com a mesma qualidade. Já são dois anos consecutivos com a classificação PLATINUM, reforçando para a sociedade que a Cardiologia da Santa Casa de Maceió realiza um atendimento de excelência no cuidado ao paciente”, disse Maria Alayde Mendonça, gerente da Divisão de Ensino e Pesquisa da instituição.

O workshop, em formato 100% online, contou com a participação de representantes da American Heart Association (AHA) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), e teve o compartilhamento de experiências durante a pandemia do Hospital Ana Nery (BA) e do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna de Belém (PA), a apresentação dos resultados do estudo sobre o impacto nas hospitalizações SCA e IC antes e depois da covid-19 do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, e dos resultados do Programa Boas Práticas em Cardiologia em 2020.

Programa

Utilizando indicadores de desempenho, qualidade e desfecho, o Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia busca identificar pontos de melhoria na assistência, os quais são trabalhados de forma compartilhada pela equipe assistencial, visando atingir a excelência. Na Santa Casa de Maceió, desde o início do programa, têm sido promovidas reuniões, cursos de atualização e produção de material educativo para os pacientes, na busca incessante do que é melhor para o paciente.

“O programa será mantido pelo serviço de Cardiologia nos três braços de atuação (Síndrome Coronariana Aguda, Insuficiência Cardíaca e Fibrilação Atrial), traduzindo o compromisso da equipe com a melhoria assistencial contínua aos pacientes da instituição”, finalizou Maria Alayde Mendonça.