25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Coletivos de Maceió têm novo prazo para readequar catracas altas

Medida vai contra aplicação da Lei Municipal aprovada na Câmara, que não vem sendo cumprida após vetos de Rui e decisões judiciais

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estabeleceu o prazo de 90 dias para que as quatro empresas de ônibus que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) se adequem ao novo modelo de layout de catraca sobreposta.

A portaria nº 0176 foi publicada na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (04) e passa a vigorar a partir de hoje.

O novo design das catracas sobrepostas tem como intuito proporcionar maior conforto e segurança a todos os usuários do transporte coletivo da capital.  A mudança consiste na expansão do balaústre do veículo, que atualmente apresenta um diâmetro estreito.

“Na semana passada, colocamos um veículo com o novo modelo de catraca sobreposta para circular em fase de testes e constatamos a funcionalidade dos equipamentos com a população. Também apresentamos o novo modelo aos representantes do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), que aprovaram as melhorias realizadas”, destaca o titular da SMTT, Antônio Moura.

Lei Municipal

Esta medida vai contra aplicação da Lei Municipal 6.752/2018, proposta do vereador Silvânio Barbosa em dezembro último, que em ação movida pela Federação do Transportes dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse), havia sido derrubada.

No início do ano, o governo Rui Palmeira vetou a lei, veto este que fora derrubado pelos vereadores. Estes que receberam garantias que a SMTT cumpriria as decisões da casa.