18 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Política

Ipespe aponta Lula com 43%, Bolsonaro 25% e Ciro e Moro empatados com 8%

Petista neste cenário não venceria no 1º turno, mas vence todos no 2º turno; Bolsonaro perderia para todos

Pesquisa Ipespe aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial, com 43% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar, com 25%.

Logo atrás, estão o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) vêm na sequência, ambos com 8%, e empatam dentro da margem de erro com João Doria (PSDB), que ficou com 3%.

Em comparação com levantamento anterior, realizado há 15 dias, Lula tinha 44% dos votos e, portanto, oscilou negativamente dentro da margem, que é de 3,2 pontos percentuais. Já Bolsonaro oscilou positivamente, de 24% para 25%. Ciro e Moro ficaram estáveis. Doria oscilou positivamente de 2% para 3%.

Leia mais: Bolsonaro diz que sua audiência maior na internet é prova de que está na frente de Lula nas pesquisas

Embora Lula lidere com folga, o ex-presidente não conseguiria sair vitorioso no primeiro turno, já que tem 43% dos votos e seus adversários somam mais de 46%. Para dispensar a necessidade do segundo turno, o petista teria que ter um percentual maior que todos os demais candidatos juntos.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista de candidatos, Lula aparece com 36% das intenções de voto. Bolsonaro fica em segundo lugar, com 24%, enquanto 25% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder.

Moro e Ciro atingiram 4% dos votos e Doria, 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos foram 5%.

2º Turno

A pesquisa também fez a simulação de cenários para o segundo turno e o ex-presidente Lula sai vencedor em todos em que é citado:

  • Lula (54%) x Bolsonaro (31%)
  • Lula (51%) x Moro (31%)
  • Lula (50%) x Ciro (24%)
  • Lula (53%) x Doria (18%)
  • Ciro (45%) x Bolsonaro (33%)
  • Doria (40%) x Bolsonaro (34%)
  • Moro (32%) x Bolsonaro (30%)