16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Maceió Rosa: Dia D tem programação no Centro

Público-alvo são as mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos

O dia 23 de outubro foi instituído, por decreto da prefeitura de Maceió, como o Dia D de Combate ao Câncer de Mama. Neste dia, além das ações programadas pela campanha Maceió Rosa nas unidades de saúde, os moradores da capital alagoana estão convidados a usar o cor da campanha para reforçar o  trabalho de conscientização  para a prevenção da doença.

Conhecida como Dia Rosa, a mobilização tem como principal ponto o Calçadão do Comércio, no Centro da capital, desde as 9 horas.

A programação conta com encaminhamento de mamografia para mulheres da faixa etária preconizada na campanha, além de testes de HIV e sífilis. No local, também há aula de zumba, apresentações artísticas, corte e doação de cabelo, venda de camisetas da campanha, aferição de pressão e panfletagem. Ainda no Centro, o Dia D tem ação para usuários do Restaurante Popular, a partir das 12h.

Para Tatiana Palmeira, primeira-dama de Maceió e coordenadora da campanha, alertar as maceioenses sobre o câncer de mama é um dos meios mais efetivos para diminuir os casos da doença.

“Infelizmente, o câncer de mama ainda está entre as principais causas de morte de mulheres no Brasil. O que buscamos é fazer com que elas entendam a necessidade de ter uma vida saudável, praticar esportes e realizar o autoexame para evitar novos casos da doença”, ressalta a coordenadora.

Maceió Rosa

O Maceió Rosa 2018 foi lançado no dia 1º de outubro durante um café da manhã no Maceió Shopping. Este ano, a campanha tem como tema “Cuidado feito à mão”, que remete ao autoexame e o autocuidado preventivo que pode detectar nódulos nas mamas. A iniciativa é em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Grupo de Mama Renascer e a Casa Rosa.

O público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde para encaminhamento preferencial aos exames de detecção do câncer de mama são as mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos. Para estas mulheres, durante a campanha, os encaminhamentos para o exame de mamografia são feitos diretamente nas unidades de saúde, onde elas são orientadas a procurar uma clínica da rede de atendimento credenciada ao SUS.