27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Na Bahia, Bolsonaro diz amar Nordeste por ter filha com sangue ‘cabra da peste’

Não há amor entre ele e governadores da Região; o baiano vetou até mesmo a PM de fazer a segurança em inauguração

Depois de chamar os governadores dos estados do Nordeste de “paraíbas”, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) fez sua primeira visita na região nesta terça-feira (23). E aproveitou pra dizer que ama os nordestinos, afirmando que faz um governo sem preconceitos. Isso tudo usando um chapéu de vaqueiro. E novamente disse que a região tem “paraíbas”.

“É uma honra hoje também ser nordestino cabra da peste. Somos todos paraíbas, somos todos baianos. O que nós não somos é aqueles que querem puxar para trás o nosso estado, o nosso país”. Jair Bolsonaro, presidente.

As declarações foram dadas durante a manhã, na inauguração do novo aeroporto de Vitória da Conquista, a 518 km de Salvador, onde o presidente encontrou um clima amplamente favorável com milhares de apoiadores.

“Eu amo o Nordeste. Afinal de contas a minha filha tem em suas veias sangue de cabra da peste. Cabra da peste de Crateús, de nosso estado aqui mais acima, o Ceará. É Deus acima de tudo, Nordeste no coração do povo, e Deus acima de todos”. Jair Bolsonaro.

Na Bahia, Bolsonaro falou para um público de 600 pessoas, formado apenas por autoridades, dentro do saguão do aeroporto. Depois, do lado de fora, falou por três minutos para moradores da cidade. A maioria estava vestida com as cores verde e amarela ou usava camisetas com a imagem de Bolsonaro.

Governador e protestos

Um grupo de cerca de 20 manifestantes, parte deles ligados à UNE (União Nacional dos Estudantes), protestou contra o presidente, mas optou por ficar do lado de fora do aeroporto. Houve troca de provocações com bolsonaristas, mas sem conflitos.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), não autorizou que a Polícia Militar participe da segurança de evento de inauguração do aeroporto. Bolsonaro criticou a decisão no Twitter antes de embarcar para a Bahia.

Em resposta ao presidente, Rui Costa disse que ” quem é impopular e tem medo de ir às ruas, fica em seu gabinete”.

“Se o evento é exclusivamente federal, as forças federais cuidem da segurança do presidente. Eu não posso colocar PM para entrar em conflito com as pessoas que querem ver o aeroporto […] Quem é governante tem que enfrentar aplausos, beijos, selfies, mas também tem que ter o ônus de, às vezes, enfrentar protestos. Isso faz parte da democracia. Eu não posso ficar botando a polícia pra bater em quem quer protestar”. Rui Costa (PT), governador da Bahia.