27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Nova gestão do Conselho de Políticas Culturais de Maceió toma posse

Parceria com a sociedade civil, dona do direito de eleger 18 conselheiros para 9 segmentos, dá a tônica das ações da Prefeitura de Maceió

Os novos titulares e suplentes do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Ao centro (esq.), Felipe Guimarães, novo presidente do CMPC, e (dir.) Vinícius Palmeira, presidente da Fmac. Foto: Mateus Magalhães/ Ascom Fmac

Reunidos no auditório da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), os representantes dos nove segmentos da cultura eleitos pela sociedade civil para o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e os conselheiros selecionados pelo poder público e pelas demais entidades que compõem o Conselho, escolheram, por aclamação, os nomes que irão compor a mesa diretora no biênio que se inicia.

Felipe Guimarães, titular da cadeira de audiovisual, será o presidente da entidade. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas, ele é especialista em Cinema pela Belas Artes/SP e tem MBA em Marketing Estratégico na Universidade de São Paulo e em Gestão Executiva de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

Na área do audiovisual, ele atua em duas frentes: integra o grupo de gestores que comandam o Centro Cultural Arte Pajuçara, uma das casas de arte mais importantes da capital alagoana, e atua como produtor executivo de diversas produções locais.

Felipe Guimarães já era o representante da comunidade cultural na cadeira de audiovisual desde a gestão iniciada em 2017, permanecendo nesta nova e assumindo, desta vez, o desafio de presidir o CMPC.

A vice-presidente será Maria Simone Galvão, uma das conselheiras escolhidas pelo poder público, mais especificamente pela Secretaria Municipal de Economia (Semec). Jamilla de Paula, a titular do segmento de artes visuais, e Francisco Auderi de Souza, representante titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foram selecionados, respectivamente, como 1ª e 2º Secretários.

O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) é um importante mecanismo, de caráter consultivo, para o desenvolvimento e para a melhor aplicação das políticas culturais na cidade de Maceió.

A parceria com a sociedade civil, que é dona do direito de eleger 18 conselheiros para 9 segmentos, desde o início da atual gestão, é o que dá a tônica das ações da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural.

Sede da Fundação Municipal de Ação Cultural. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió