28 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Onde não há sinalização, a educação e o bom senso salvam vidas

A galera que trafega pela Avenida Menino Marcelo, a famosa Via Expressa, em Maceió, adora dar uma de doida. Muitos se aproveitam da obra de recapeamento da pista para abandonar o bom senso e acabam deixando o trânsito ainda mais inseguro.

Digo isso porque com a nova camada de asfalto, que cobriu a sinalização antiga, muitos ignoram locais onde existiam faixas de contenção, próximas a semáforos, e avançam na cara de pau. Sobra para os pedestres, que não têm segurança para atravessar a via, e para os condutores que precisam sair de transversais, que ficam presos.

Outros sequer respeitam o semáforo. Os motociclistas são a exceção, boa parte deles costuma furar o sinal toda hora, sob qualquer circunstância, tenha obra ou não.

Faz até medo seguir quando o semáforo abre para você, pois, é certeza que ao menos um deles vai ignorar o vermelho. Deve ser preguiça de parar e ter que por o pé no chão, sustentando o peso do veículo.

Resultado: segundo estatística da Superintendência de Transportes e Trânsito de Maceió, revelado em 2018, 49% dos acidentes de trânsito envolvem os motociclistas.

Educação é civilidade, mas civilidade e educação faltam no nosso trânsito. Por mais respeito, não apenas às leis, mas pelo nosso próximo.

Falta de sinalização não é desculpa para selvageria. Pois, como diz um amigo meu, bom senso faz bem e preserva os dentes.