26 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Policia

Operação desarticula organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas em Maribondo

Operação Jabarandaia cumpre 13 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão em Maribondo, Maceió e Arapiraca

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) coordenou, nesta quarta-feira (15), uma operação integrada entre as Polícias Civil e Militar com o objetivo de prender integrantes de uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas.

A operação foi denominada de Jabarandaia e cumpre 13 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nas cidades de Maribondo, Maceió e Arapiraca.

A ação foi coordenada pelo Secretário Executivo de Políticas de Segurança Pública tenente coronel Patrick Madeiro, pelo diretor da Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC), delegado Felipe Caldas, pelo delegado Mario Jorge, Diretor da Gerência de Polícia Judiciária (GPJ-2), pelo comandante do CPAI – II, coronel Moura, e pelo comandante do 10º Batalhão, tenente coronel Anaximandro.

De acordo com as investigações realizadas, a organização criminosa atuava na prática dos crimes de tráfico de drogas, porte ou posse ilegal de arma de fogo.

Com base nas provas técnicas realizadas, a DEIC representou os mandados, que foram expedidos pela 17ª vara Criminal da Capital.

Jabarandaia significa ‘manda chuva’ e deu nome a esta operação por conta de um dos criminosos alvo da operação ser o responsável por grande parte do abastecimento de drogas das regiões do Agreste e Sertão de Alagoas, sobretudo, na cidade de Maribondo. Este indivíduo foi preso em outra operação policial, mas seus aliados ficaram à frente das práticas criminosas em Maribondo.

Efetivo Participante

Para o cumprimento dos mandados durante a operação integrada, foram empregados policiais militares do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

Já a Polícia Civil empregou policiais da DEIC, TIGRE, SERB. A operação contou também com a participação do Canil do 3º batalhão e do Grupamento Aéreo da SSP.

A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime em Alagoas e pode contribuir com o trabalho das polícias realizando denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos, organizações criminosas e outros crimes por meio do Disque Denúncia. As informações podem ser repassadas, de forma anônima e gratuita, por meio de ligações para o 181.