16 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Projeto de Atenção Integração à Saúde Prisional e Internação Socioeducativa abre nova seleção para estudantes

Teatro, Artes Plásticas, Filosofia e Sociologia também foram incluídos no edital

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) abriu inscrições para mais uma seleção de membros do Projeto de Atenção Integral à Saúde Prisional e Internação Socioeducativa (Paispis/ Uncisal). Desta vez, o edital contempla também estudantes dos cursos de Teatro, Música, Artes Plásticas, Filosofia e Sociologia, além daqueles ligados aos cursos de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Sociologia, Direito, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Educação Física, Medicina, Licenciaturas.

O projeto de extensão, Paispis, foi criado há três anos, tendo como norte o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8.069/90)  Lei nº 12.594/2012 Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo/SINASE e pela Lei n° 1.082 de 23 de maio de 2014) que redefine as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei, em Regime de Internação e Internação Provisória (PNAISARI), além dos saberes e fazeres multidisciplinares dos integrantes do projeto.

 

Nesses três anos de atividades, vem agregando profissionais voluntários de diferentes áreas, que atuam como preceptores, e estudantes da própria Unicisal, da Universidade Federal de Alagoas, e demais instituições de ensino superior públicas e privadas. De acordo com a professora Ana Raquel de Carvalho, tutora do projeto, essa diversidade de integrantes tem a finalidade de incentivar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade dos saberes e fazeres, contribuindo para o acesso e dignidade dos adolescentes integrados ao projeto.

 

A estudante de Medicina Thayná Gonçalves, que atualmente representa os estudantes na Coordenação do Paispis, acrescenta que o projeto trabalha com temáticas diversificadas para discussão de redução de danos, educação permanente, cultura de paz e prevenção de violências,  acompanhamento do desenvolvimento humano, acesso ao conhecimento sobre cultura, esporte e lazer, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, produção de impactos sobre as vulnerabilidades e promoção a saúde oral, sexual, reprodutiva e mental.

 

São ações e atividades no contexto das instituições com práticas de promoção, prevenção e educação em saúde, promovendo a participação social, a cidadania e respeito aos direitos humanos. “Buscamos produzir vínculos afetivos e políticos que sustentem o cuidado aos adolescentes e jovens institucionalizados, prezando pela qualidade das ações, assistência humanizada e o enfrentamento do estigma e do preconceito, considerando a complexidade social, histórica e política dos sujeitos e seus contextos, bem como suas vivências e potências”, reforça Ana Raquel.

As inscrições dos candidatos serão realizadas no período de 21 de junho a 20 de julho próximo, por meio de preenchimento de formulário online. Basta acessar o link, a seguir, para conferir os detalhes do edital e o formulário de inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/1IutWsusKP4sYwx_Gkygj5J7Lnp0FHrqLdDYwa2CCJL0

Mais informações (82)99945-8611 e (82) 99674-2952 (82) 99101-3160