27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Regulação: Arsal notifica Veleiro e exige melhorias urgentes no serviço de transporte

Empresa recebeu 21 notificações de irregularidades, só na manhã desta terça-feira (24), e foi convocada para reunião em caráter de urgência.

Foto: Ascom/Arsal

Vinte e uma notificações numa única manhã, por irregularidades diversas, desde pneus desgastados, para-brisa trincado e realização de viagens fora do horário . Esse foi o saldo de uma operação de fiscalização realizada nesta terça-feira (24), pela Agência Reguladora de Alagoas dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), focada na empresa Veleiro, responsável pelo transporte coletivo intermunicipal de passageiros no município de Rio Largo e região metropolitana de Maceió.

A situação gerou uma convocação emergencial dos representantes da empresa, assinada pelo diretor-presidente da Arsal, Ronaldo Medeiros, para uma reunião no final da tarde de hoje, na sala da presidência do órgão, para pedir explicações e exigir dos empresários medidas imediatas visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

De acordo com a Arsal, a Veleiro vem sendo alvo constante de críticas. A agência vai cobrar da empresa a melhoria na frota e a manutenção regular dos veículos que fazem o transporte intermunicipal de passageiros. Entre as principais queixas estão a precariedade dos veículos, quantidade reduzida de ônibus, principalmente em horários de pico, o que acarreta em superlotação, além dos atrasos frequentes.

A fiscalização realizada hoje restringiu-se apenas a uma linha, a que faz a rota Cruzeiro do Sul – Centro, resultando nas 21 notificações, feitas pelos agentes de apoio da Arsal.

Na reunião marcada para logo mais, às 18h, a assessoria da Arsal informou que o diretor-presidente da Arsal vai exigir a aplicação urgente das mudanças definidas em estudo realizado pelos técnicos da Arsal, que estipula um aumento de 14% na linha Aeroporto – Ponta Verde; 30% no trecho Cruzeiro do Sul-Ponta Verde; 40% na linha Cruzeiro do Sul-Centro, 25% na linha Jarbas Oiticica-Centro, e a implantação do trecho Antônio Lins-Centro.

Além do aumento da frota, a Arsal já determinou a implantação do monitoramento eletrônico em todos os veículos da empresa e passará a controlar também a velocidade, horários e trajeto percorrido. O não cumprimento das determinações poderá acarretar no cancelamento da permissão de explorar as referidas linhas.

Veja abaixo, as mudanças definidas pela Arsal a serem implementadas pela Veleiro:

 

LINHA Nº ATUAL DE VIAGENS EXIGÊNCIA DA ARSAL
Aeroporto – Ponta Verde 30 35
Cruzeiro do Sul – Ponta Verde 32 45
Cruzeiro do Sul – Centro 47 60
Jarbas Oiticica – Centro 5 8
Antonio Lins – Centro 0 5

 

(*) Com informações e fotos da Ascom/Arsal