28 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Secretaria de Governo: Bolsonaro anuncia 4º militar como ministro

Além de outros dois generais e um tenente-coronel ministros, o vice-presidente, Hamilton Mourão, é general da reserva do Exército

Jair Bolsonaro (PSL) anunciou o general Carlos Alberto dos Santos Cruz para a Secretaria de Governo, que cuidar da relação do Planalto com o Congresso.

Caso esta pasta mantenha o status de ministério, Santos Cruz será o 14º ministro anunciado por Bolsonaro e o quarto militar a integrar o ministério de Bolsonaro. O presidente eleito, entretanto, tem afirmado que pretende reduzir o número de pastas na Esplanada.

Os generais da reserva Augusto Heleno e Fernando de Azevedo e Silva vão chefiar respectivamente o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e o Ministério da Defesa, e o astronauta Marcos Pontes, tenente-coronel reformado, será responsável pela pasta da Ciência e Tecnologia. Além deles, o vice-presidente, Hamilton Mourão, é general da reserva do Exército.

Santa Cruz

Santos Cruz foi secretário Nacional de Segurança Pública entre 2017 e 2018, durante o governo de Michel Temer (MDB), e comandou duas missões de paz das Nações Unidas, no Haiti (2007-2009) e na República Democrática do Congo (2013-2015).

Em junho deste ano, deixou o posto para atuar como consultor da ONU. O general declarou apoio a Bolsonaro durante a campanha eleitoral, mas não é vinculado a partidos políticos nem tem ligação com a equipe do presidente eleito.

Antes deste anúncio, o vereador do Rio Carlos Bolsonaro, filho do presidente eleito, havia anunciado Santos Cruz em seu perfil no Twitter para o posto de secretário nacional de Segurança Pública, subordinado ao futuro ministro da Justiça, Sergio Moro.