13 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Série B encerrará primeiro turno com CRB e CSA em lados opostos da tabela

Nesta semana, 19ª rodada da Segunda Divisão inicia com o Azulão mais uma vez na vice-liderança, enquanto Galo retorna à zona de rebaixamento

O CSA não perde há 9 jogos e conseguiu mais um empate, diante de outro concorrente direto, desta vez o Avaí, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão. Com isso, manteve a vice-liderança.

Por outro lado, CRB empatou novamente em casa, também em um confronto direto, mas desta vez na parte inferior da tabela. Com isso, amarga mais uma vez uma estada na zona do rebaixamento.

E desde o Clássico das Multidões, que terminou empatado, as duas equipes já disputaram nove partidas. Um deles está invicto desde então. O outro venceu um jogo a mais, mas enfrenta uma fase difícil.

CSA, vice-líder

O Azulão vem de três empates seguidos. Apesar disso, dois foram em partidas disputadas fora de casa e contra adversários diretos na brica pelo acesso à primeira divisão nacional do ano que vem. Além do Avaí, o time do técnico Marcelo Cabo empatou também com o Atlético-GO. O jogo fora de casa sem vitória foi exatamente contra o líder Fortaleza.

Em um campeonato equilibrado, cada ponto vem contanto e apesar da ótima posição na tabela, faltou detalhes para o CSA ser líder da Série B. Antes do jogo contra o líder, o Azulão vinha de duas vitórias seguidas, contra Sampaio Corrêa e Brasil de Pelotas, esse fora de casa, mas emendava uma série de quatro empates consecutivos – a última derrota foi contra o Guarani, em casa, no dia 5 de junho.

A equipe contrata bastante e procura manter nomes no elenco, mas conta com ótimo retrospecto no início do campeonato e merece sim essa posição na tabela. Mas nestes 9 jogos de invencibilidade, foram conquistados apenas 13 de 27 pontos disputados. O time, que já está bem, pode ainda mais. E neste campeonato de pontos corridos, vale a posição ao final das 38 rodadas. Ao menos, é o que menos perdeu no campeonato: apenas três vezes.

CRB, candidato ao rebaixamento

Se o CSA namora com a primeira divisão, seu rival CRB vem flertando com a terceira. E de maneira perigosa. Desde o clássico das multidões, o Galo venceu uma partida a mais que seu rival. Foram dois triunfos fora de casa, contra São Bento e o lanterna Boa Esporte, além da vitória diante da Ponte Preta no Rei Pelé.

Neste período, o Galo perdeu apenas duas vezes, contra o Juventude e contra Goiás, mas a pontuação acaba sendo a mesma do rival: 13 pontos em 27 disputados. A diferença é que o CSA tem gordura para queimar. O pior que pode acontecer é permanecer na segunda divisão. Jáo CRB luta para sobreviver e não disputar a Série C em 2019.

A diretoria regatiana, atenta no cenário, está de olho no mercado em busca de reforços, principalmente para a defesa e o ataque. P presidente Marcos Barbosa revelou que o técnico Doriva vem analisando alguns nomes, mas admitiu dificuldades para reforçar o elenco.

“Estamos tendo dificuldade para encontrar reforços porque a Série A já foi retomada, mas o treinador está analisando nomes de alguns jogadores, especialmente zagueiros e atacantes”, disse o mandatário.

Próxima rodada

Nos últimos 9 jogos, o retrospecto até pode ser igual, mas o CSA está mais relaxado e joga pela glória. O CRB enfrenta a tensão de um rebaixamento. E pior: ter que lidar com a boa fase de seu rival, que no ano anterior venceu a série C.

E esta nona rodada começa para o CRB nesta terça, com o Galo enfrentando o Figueirense nesta terça-feira (31), às 19h15. Já o CSA entra em campo apenas na sexta-feira (3), contra o Juventude, no Estádio Rei Pelé, às 21h30.