O projeto Sesi Senai Inspira encerrou, na última quinta-feira, 27, uma turma do curso técnico de auxiliar de almoxarifado formada por moradores da comunidade Sombra dos Eucaliptos, no Tabuleiro do Martins, em Maceió.
Realizada na estrutura do Senai no Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante, parte alta da capital, esta turma registrou um saldo muito positivo: cinco alunas estão no mercado de trabalho e passam por um momento de mudança de vida.
Edna Maria, 25, está em fase de experiência numa empresa da parte alta de Maceió. “No começo, vamos trabalhar com produção de materiais e, se Deus permitir, serei contratada!”, diz. Para ela, o aprendizado foi apaixonante. “Foi de grande satisfação conhecer os assuntos que foram aprendidos aqui na sala de aula, os profissionais tiveram total dedicação em nos ensinar da forma didática e transparente”, elogiou.
O instrutor do Senai João Júnior destacou o interesse da turma. “O aluno, quando é interessado, sempre faz perguntas. E eles sabem que, se não perguntarem, consequentemente, vão ter um problema lá na frente, no mercado de trabalho. Então, eles perguntam mesmo, eu aguço a curiosidade deles, para que possam, cada vez mais, se qualificarem para o mercado de trabalho”, afirmou.
Amanda Alves, 15, diz que se apaixonou por logística e mudou a forma de enxergar o mundo após o curso no Senai. “O curso é ótimo porque é uma oportunidade para a gente, que não tinha até então. É uma oportunidade maravilhosa para todos nós e acredito que todo mundo sai com potencial”, afirma.
O projeto nasceu em 2017, na unidade Sesi Cambona, beneficiando as comunidades do Vergel, Prado e Levada. Em 2019, passou a contemplar a comunidade Sombra dos Eucaliptos, em parceria com a Associação das Empresas do Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante.
“O projeto Sesi Senai Inspira foca nos jovens dos 9 aos 16 anos, com um trabalho nas esferas familiar, escolar e esportiva, visando à formação integral deles. É muito satisfatório ver os resultados aparecendo e vidas sendo transformadas. Abrimos as portas, mas, as conquistas são deles”, ressaltou a coordenadora de Desenvolvimento Socioambiental do Sistema Fiea, Sarah Lessa.