27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Trabalhadores dos Correios podem entrar em greve na quinta-feira

Categoria rejeita reposição salarial de apenas 90% da inflação e a perda de direitos trabalhistas

Trabalhadores dos Correios podem cruzar os braços | Divulgação

Os trabalhadores dos Correios podem entrar em greve a partir desta quinta-feira (1º). A decisão será tomada durante assembleias gerais que ocorrem nesta quarta (31). Em Maceió, a categoria se reúne no Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas (Sintect/AL), no bairro do Prado.

Os trabalhadores e a empresa não chegaram a acordo com relação ao acordo salarial 2022/2023, cujas negociações foram iniciadas no último mês de julho. A categoria considera a proposta dos Correios “indecente”. Ela inclui reposição salarial baseada em 90% do valor da inflação, além da retirada de alguns direitos trabalhistas. Os trabalhadores reivindicam reposição integral da inflação em salários e vale-alimentação.

Segundo o sindicato, além de se manter irredutível, a empresa fechou de vez todos os canais de negociações desde 29 de julho. Diante disso, a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) e as entidades sindicais acionaram o Tribunal Superior do Trabalho (TST) para intermediar uma negociação junto à Direção Geral dos Correios.

De acordo com nota do Sintect/AL, o TST lançou uma proposta para evitar a greve ou o dissídio coletivo, porém, na resposta, a empresa rejeitou duas, das sete cláusulas propostas pelo Tribunal do Trabalho. Então, a categoria decidiu manter o estado de greve iniciado no último dia 25.

Nesta quarta, todas as propostas serão colocadas para discussão e aprovação, ou não, da categoria. Caso contrário, o movimento grevista já terá início imediato no dia seguinte.