30 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

TSE negou: Haddad não será sabatinado na Globo no lugar do debate

Debate da estava previsto para esta sexta-feira, mas foi cancelado após Jair Bolsonaro desistir

O ministro Sérgio Silveira Banhos, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), negou o pedido de Fernando Haddad (PT) para que ele fosse entrevistado pela TV Globo no horário do debate. A campanha petista apresentou petição para que fosse mantida a presença de Haddad, mas a emissora não está obrigada a realizar entrevista com o candidato

O debate da Globo estava previsto para esta sexta-feira (26), mas foi cancelado após Jair Bolsonaro (PSL) desistir de comparecer. A campanha do PSL enviou uma carta à emissora afirmando que o capitão enfrenta “limitações em virtude da bolsa de colostomia” que carrega, em consequência do ataque a faca que sofreu em 6 de setembro.

Roda Viva

A Globo resolveu na noite desta segunda-feira (22) cancelar o debate presidencial programado para o próxima sexta-feira (26), após a recusa de Bolsonaro. Com o cancelamento oficializado, esta será a primeira vez, desde a volta de eleições diretas em 1989, sem debate presidencial no segundo turno, já que em 1994 e 1998 não houve segundo turno.

Na mesma noite, Fernando Haddad (PT) participou do programa Roda Viva, na TV Cultura. Sozinho, ele teve tempo livre para responder às perguntas da bancada de especialistas sobre os planos de governo, bem como polêmicas a respeito do partido e demais assuntos.

E seu desempenho, invariavelmente, fez a Globo desistir de sabatina semelhante. Bolsonaro, que também fora convidado na TV Cultura, e recusou até mesmo gravar na própria casa, foi mencionado logo de início, quando Haddad foi perguntado sobre se colocar na campanha como única opção democrática.