28 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Youtube encerra mais de 17 mil canais com discurso de ódio

Plataforma está redobrando seus esforços para cumprir sua responsabilidade social

O YouTube divulgou nesta terça (3) a remoção de aproximadamente 100 mil vídeos com discurso de ódio e o encerramento de 17 mil canais. Nos últimos anos, a plataforma está redobrando seus esforços para cumprir sua responsabilidade social, baseando-se em quatro princípios:

  • Eliminar conteúdos que violam a política o mais rápido possível;
  • Destacar vozes com autoridade quando a busca é por notícias e informações de última hora;
  • Recompensar os criadores de conteúdo e artistas de confiança;
  • Limitar a difusão de conteúdos que ultrapassam os limites das políticas internas da plataforma.

Em comunicado, o YouTube afirma que tem como intuito garantir a linha que separa o que é removido do que é permitido, para que esse conteúdo esteja no lugar correto com o objetivo de preservar a liberdade de expressão junto à proteção da comunidade.

Para isso, estão sendo investidos sistemas de detecção automática e apuração da equipe de engenheiros. Uma atualização feita no sistema de detecção de spam da plataforma, no segundo trimestre de 2019, levou a um aumento de 50% nos canais excluídos que violaram as políticas de spam do YouTube.

Além de discursos de ódio, o Youtube também trabalha no combate de conteúdos de assédio, incluindo até mesmo o assédio entre criadores.

O desenvolvimento da tecnologia que detecta conteúdo que potencialmente viola as políticas da plataforma foi aumentado em 2017. Segundo a Google: “Mais de 87% dos 9 milhões de vídeos excluídos no segundo trimestre de 2019 foram detectados pela primeira vez por nossos sistemas automáticos”.