26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Bronze: Com dupla feminina, Brasil leva sua primeira medaha olímpica no tênis de toda história

Laura e Luisa viram sobre russas e levaram a melhor na disputa do 3º lugar

De virada e spós salvarem quatro match points diante da fortíssima dupla russa Elena Vesnina e Veronika Kudermetova, Laura Pigossi e Luisa Stefani conquistaram, neste sábado (31), a primeira medalha olímpica da história do tênis brasileiro.

Na disputa pelo bronze, as paulistas fizeram 4/6, 6/4 e 11/9 contra as atuas vice-campeãs de Wimbledon e conquistaram o direito de subir ao pódio dos Jogos Olímpicos Tóquio-2020.

A medalha, que só será entregue amanhã após a final entre Barbora Krejcikova/Katerina Siniakova (TCH) e Belinda Bencic/Viktorija Golubic (SUI), é o ato final de uma campanha tão surpreendente quanto espetacular.

Até oito dias antes de sua estreia na capital japonesa, as brasileiras não tinham vaga na competição. Laura e Luisa só receberam a notícia de sua classificação no dia 16 de julho, o último dia em que isso era possível.

As duas se encontraram em Tóquio e, desde então, não pararem de surpreender. Em todos os jogos, entraram com as rivais como favoritas. E mesmo assim chegaram ao pódio olímpico.

Com a medalha, Laura e Luisa superaram a marca de Fernando Meligeni, que até hoje era o brasileiro com melhor campanha em Jogos Olímpicos. Em Atlanta-1996, Fininho ficou entre os quatro primeiros, mas perdeu a semifinal e a disputa pelo bronze —a última, para o indiano Leander Paes.