26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Candidato na Barra de Santo Antônio é condenado por fazer fake news de pesquisa eleitoral

Candidato inverteu números de pesquisa de intenção de votos da Prefeitura

O candidato a vereador de Barra de Santo Antônio, Adálio Rios, foi condenado pela Justiça Eleitoral a pagar multa de R$ 53 mil por falsificar e divulgar uma pesquisa beneficiando a sua candidata a prefeita do município, Lívia Carla.

Segundo os números que ele apresentou, Lívia teria 53% das intenções de voto e a adversária Emanuella Moura 28%. Entretanto, segundo a pesquisa Ibrape, há uma completa inversão: Enquanto Emanuella, a atual prefeita, tem 51%, a  candidata do vereador tinha apenas 35%.

Ele, portanto, fabricou os números da Ibrape, em pesquisa realizada no município entre o final de setembro e início de outubro deste ano.

Em postagens nas redes sociais, o candidato a vereador colocou na montagem os dados de registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A ação foi ajuizada contra Rios pela coligação da prefeita Emanuella Moura e reconhecida pela justiça, com fundamento na prática de infração ao artigo 33, parágrafo 3º, da Lei 9.504/97, e no dispositivo supra e no artigo 17 da Resolução 23.453/2015.

O caso segue agora para o Ministério Público Eleitoral.