30 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Datafolha: Diferença entre Bolsonaro e Haddad cai 6 pontos

Capitão do PSL segue na frente

De acordo com o Datafolha, a distância entre os candidatos a presidente Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) caiu de 18 para 12 pontos nas intenções de voto no período de uma semana.

A votação do segundo turno é neste domingo (28) e os números mais recentes mostram o deputado com 56% dos votos válidos, contra 44% do ex-prefeito de São Paulo. Na semana passada, a diferença era de 59% a 41%.

A pesquisa portanto mostra uma queda nas intenções de voto em Bolsonaro, especialmente após as denúncias de Caixa 2 (com empresários bancado fake news em favor do candidato) e de declarações polêmicas, como de seu filho deputado federal Carlos Bolsonaro, que disse que não é preciso muito para fechar o STF. Apenas um soldado e um cabo.

A Justiça Eleitoral e a Polícia Federal abriram investigações sobre o uso de Caixa 2 e a reação do STF foi unânime: Carlos Bolsonaro falou besteira e até mesmo o pai disse que o garoto (de 34 anos) errou.

Além disso, no período desta última pesquisa, em discurso inflamado, Bolsonaro afirmou que os “vermelhos” poderiam ser presos ou exilados, e disse que Haddad deveria ir para a cadeia.

São tantas besteiras quando abrem a boca, que o Capitão instituiu uma lei do silêncio aos seus apoiadores, até depois do fim da votação.

Em votos totais, Bolsonaro tem 48%, ante 38% de Haddad e 6% de indecisos. Há 8% de eleitores que declaram que irão votar branco ou nulo. Desses, 22% afirmam que podem mudar de ideia até o dia da eleição.

O Datafolha entrevistou 9.173 eleitores em 341 cidades no levantamento, encomendado pela Folha e pela TV Globo e realizado na quarta (24) e na quinta (25). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.