26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Demitido: Caso Neymar derruba Mauro Naves na Rede Globo

Ele deu o telefone do pai de Neymar para um dos advogados de Najila Trindade e interferiu no caso

Proximidade com jogador fez ele tentar interferir no caso

Após 31 anos, repórter Mauro Naves deixou a Rede Globo. Sua demissão foi consequência dos fatos relacionados à acusação de estupro que envolveu o jogador Neymar, como confirmou o Grupo Globo em nota:

“O Grupo Globo e o jornalista Mauro Naves decidiram encerrar consensualmente o contrato de prestação de serviços que mantinham. O Grupo Globo reconhece a imensa contribuição de Mauro Naves ao jornalismo esportivo e a ele agradece os 31 anos de dedicação e colaboração”. Grupo Globo.

Experiente e um dos principais nome da casa na cobertura da seleção brasileira, Naves se complicou na emissora depois que foi revelado que o jornalista havia passado o contato do pai de Neymar para um dos advogados de Najila Trindade, modelo que acusa o jogador de estupro.

Sua intenção seria a de tentar abafar o caso, antes que tudo viesse à tona. À época, o canal avaliou que o jornalista interferiu na situação que deveria noticiar e decidiu afastá-lo. O anúncio de seu afastamento, inclusive, foi feito ao vivo em pleno Jornal Nacional.

“Mauro Naves é um profissional excelente, com grandes contribuições ao jornalismo esportivo da Globo, mas há evidências de que as atitudes dele neste caso contrariaram a expectativa da empresa sobre a conduta de seus jornalistas. Em comum acordo, o repórter Mauro Naves deixará a cobertura de esportes da Globo até que os fatos sejam devidamente esclarecidos”. William Bonner, apresentador do Jornal Nacional.

Mauro Naves trabalhava na Globo desde março de 1987. Começou em Brasília, onde passou a morar a partir dos 13 anos. Em setembro de 1989, conseguiu espaço na sede da emissora em São Paulo, onde trabalha até hoje –exceto entre 1992 e 1993, quando saiu da Globo para se dedicar a uma loja de confecção de roupas com um primo.