29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Desenvolvimento Sustentável retira mais de 15 toneladas de resíduos de canal no bairro da Levada

Ação tem o objetivo de evitar o transbordamento e transtornos para a população

Desenvolvimento Sustentável retira mais de 15 toneladas de resíduos de canal no bairro da Levada
Desenvolvimento Sustentável retira mais de 15 toneladas de resíduos de canal no bairro da Levada. Foto: Ascom Sudes
Nesta quarta (19) e quinta-feira (20), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) atuou na limpeza de um canal situado na Avenida Senador Rui Palmeira, no bairro da Levada. Ao todo, a equipe responsável pelo serviço retirou mais de 15 toneladas de resíduos, com o objetivo de diminuir os transtornos causados pelo transbordamento da valeta.

Com o uso de uma máquina retroescavadeira, os agentes da Prefeitura fizeram o recolhimento de resíduos provenientes do descarte irregular na região, feito pelos próprios moradores. Entre os materiais mais encontrados dentro do córrego estão as garrafas pet, embalagens variadas e sacolas plásticas, além de resíduo domiciliar e inservível.

Antes da limpeza no canal do bairro da Levada. Foto: Ascom Sudes
Antes da limpeza no canal do bairro da Levada. Foto: Ascom Sudes

De acordo com Ivens Peixoto, superintendente da Sudes, a prática traz transtornos para os próprios moradores. “A Prefeitura de Maceió oferece alternativas para a população não causar danos à nossa cidade. Esse tipo de resíduo, que pode ser descartado nos PEVs ou até na coleta domiciliar, acaba voltando para as ruas e portas dos moradores, gerando o que vemos em alguns pontos da cidade, como mau cheiro, alagamentos, entre outros transtornos. Precisamos que as pessoas tomem consciência de que a limpeza urbana também é de responsabilidade delas”, pontuou.

Depois da limpeza e retirada de mais de 15 toneladas de resíduos. Foto: Ascom Sudes
Depois da limpeza e retirada de mais de 15 toneladas de resíduos. Foto: Ascom Sudes

A Prefeitura segue uma programação semanal de limpeza de canais, beneficiando moradores de diversas localidades. Durante a próxima semana, as equipes estarão no bairro do Vergel do Lago fazendo a limpeza do Canal do Papódromo, onde, em 2021, já foram retiradas mais de 120 toneladas de lixo.

“Iremos trabalhar para atender toda a cidade, limpando córregos que necessitem desse serviço e evitando que moradores sofram com transbordamentos durante o período chuvoso”, completou o superintendente.