27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Falta d’água: Prefeitura de Paulo Jacinto reage com ‘nota de esclarecimento’

Em postagem de ontem, o blog mostrou o suplício vivido pelos moradores da cidade, com o racionamento e a má qualidade da água

Repercutiu bastante a matéria que publicamos no blog Por Elas, sobre o suplício vivido pela população de Paulo Jacinto por causa da falta d´água que afeta TODA a cidade – ao ponto de ser estabelecido pela Companhia de Saneamento (Casal), um rodízio de consumo cujo cronograma contempla cada comunidade com apenas dois dias de abastecimento por semana.

PJ – Tabela de rodízio de abastecimento Casal

O texto por nós publicado traduz as diversas reclamações procedentes da população local, encaminhadas à imprensa como um pedido de socorro. Fala do grave problema, de suas raízes e, com responsabilidade, respeito e ética, como manda o bom jornalismo que SEMPRE PRATICAMOS, a matéria traz também, item por item, as explicações do órgão responsável – a CASAL – e os encaminhamentos que estão ou devem ser adotados.

Também cobramos ação dos representantes do povo – citando a Prefeitura e a Câmara de Vereadores – deixando claro que embora seja da Casal a responsabilidade pela estrutura necessária a garantir o abastecimento de água à população, é dever dos mandatários políticos REPRESENTAR o povo, cobrando insistentemente a quem de direito, a solução para o problema, seja diretamente ao governador do Estado, ao presidente da Casal, ao deputado…

Para isso foram eleitos e são pagos pelo erário, né não?

A matéria foi lida pelos moradores da cidade, pelos que fazem o Governo, gestores da Casal, prefeito e vereadores. Que bom!  Mostrar o problema é meio caminho para atingirmos o verdadeiro objetivo: encontrar solução, e com a urgência que o caso requer. Não agradou a todos… e nem era essa a sua missão.

O espaço está aberto, inclusive à Prefeitura, que nos responde por meio de ‘Nota de Esclarecimento’, cujo conteúdo publicamos na íntegra, com a mesma responsabilidade, respeito e senso democrático com que falamos do problema.

Leia a seguir:

Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Paulo Jacinto

A Prefeitura de Paulo Jacinto informa que o problema de desabastecimento de água no Conjunto Santa Inês e adjacências é também de grande preocupação do atual governo municipal. Contudo, todos os problemas estruturais relatados são de competência e responsabilidade exclusivos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), e não da Prefeitura e/ou da Câmara Municipal de Vereadores.

Além disso, cabe esclarecer que a Prefeitura em momento algum ficou inerte à tal condição, como relatado erroneamente na reportagem. Ao contrário, como Gestor responsável e atento às necessidades de nossos munícipes, o atual Prefeito vem cobrando à Casal e ao Governo do Estado soluções aos problemas, justamente a quem cabem resolver o problema.

Dentre as medidas concretas já efetivadas, podemos destacar que logo no início da atual gestão, através do “Ofício n°046” datado em, 06 de Fevereiro de 2017, direcionado ao então Governador de Alagoas Renan Filho, foi solicitado Investimentos no Sistema de Abastecimento de Água, como Limpeza Geral da Barragem, e ainda, nossa maior necessidade, a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), uma vez que a existente foi edificada em 1979, e que está em estado crítico de conservação, não tendo capacidade de manter nossa cidade abastecida.

Em resposta ao nosso pleito, foi informado que o abastecimento de água de Paulo Jacinto será definitivamente resolvido com obras do Governo do Estado e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), conforme anunciou, em 31 de Agosto do mesmo ano, o Governador Renan Filho, durante a sétima edição do Governo Presente: “Vamos resolver definitivamente o problema da falta de água, vamos dobrar a oferta para a cidade”, declarou o Governador, na presença de autoridades locais, Secretários de Estado e da população (https://www.casal.al.gov.br/2017/09/governo-confirma-acoes-para-melhorar-abastecimento-de-paulo-jacinto/), essa obra foi iniciada já em 2018, tendo em seguida uma paralisação, e com previsão de retomada já neste 1° semestre de 2019.

Já em 2018 fizemos também outras solicitações à própria Companhia, através dos Ofícios n° 054, de 09 de Março de 2018 ao Senhor Presidente Wilde Clécio, com “Solicitações de Explicações Técnicas” e ainda em 09 de Março de 2018 no Ofício de n° 055/2018, solicitando cópia do “Termo de Concessão firmado entre Casal e a Prefeitura de Paulo Jacinto, Termo que possibilita operação no Abastecimento de Água e o serviço de saneamento no município.

Relembramos que em 2005, quando o atual Prefeito assumiu o primeiro mandato, conseguiu trazer o Abastecimento de Água para a área urbana da cidade, destacando-se dentre as localidades beneficiadas, a Vila São Francisco, o Bairro Santa Quitéria e Residencial Santa Inês, todos com grande dificuldade em seu abastecimento por se localizarem em pontos mais altos da cidade.

Assim, resta demonstrada que a Prefeitura de Paulo Jacinto nunca permaneceu inerte ao presente problema. Ao contrário, a atual gestão está a total disposição para prestar os serviços a nossa população, incluindo cobrança de qualidade no atendimento de responsabilidade do Governo Estadual e Federal, demonstrando o comprometimento com o cidadão Paulojacintense e seus familiares.

Não podíamos deixar de frisar que somos sempre favoráveis ao bom jornalismo, e esperamos, por isso, que antes da divulgação de quaisquer matérias jornalísticas, as partes interessadas e mencionadas sejam sempre provocadas previamente a fim dos esclarecimentos pertinentes evitando desinformação aos leitores, o que infelizmente não foi feito nesse caso.

EM TEMPO

Em nome do blog Por Elas, esta jornalista reafirma seu compromisso com o bom jornalismo, cujo dever é informar e dar voz à sociedade em suas demandas pertinentes, como o fez nesse caso. E nem precisamos reafirmar nossa conduta em ouvir o outro lado – a Casal, nesse caso – responsável pelo problema e pela sua solução. Com isso, oferecemos à população paulojacintense, inclusive ao prefeito e vereadores – todas as informações e esclarecimentos que o caso requer.

Tudo isto consta na matéria, que publicamos, com riqueza de detalhes. Consideramos, portanto, que não pecamos por ‘desinformação aos leitores’.

Por fim, achamos que é hora de somar, e não de medir forças. Portanto, desde sempre, nos colocamos à disposição da população e dos representantes políticos de Paulo Jacinto para, se preciso – e acho que é – nos juntarmos na busca de soluções mais rápidas para o problema. Se os ofícios encaminhados pelo prefeito há dois anos, ainda não resultaram na concretização da obra da Estação de Tratamento, e o problema persiste e se agrava, insisto na  sugestão da postagem anterior: buscar os meios de contratação emergencial de carros-pipa para abastecer a cidade.

Fica a dica… E a torcida para que possamos, todos, comemorar a vitória dessa batalha.

 

#água em Paulo Jacinto, #Paulo Jacinto, #abastecimento

3 Comments

  • Avatar Maria valkiria Pimentel Amaral

    Isso mesmo Fátima Almeida! Falou tudo.
    A uniao faz a força. Todos juntos, população e órgão público, já passou da hora de se unirem e resolverem o problema.
    O povo não merece passar por isso.
    Fico aqui no aguardo e torcendo para que o problema seja resolvido.

    Valkiria Amaral.

  • Avatar Eriberto Buchmann

    Parabéns pela reportagem. O poder publico só age se provocado na maioria das vezes. Oficios apresentados aos responsáveis a dois anos precisam de cobranças no minimo semestrais. Além da população, os visitantes e itinerantes também sofrem. É desagradável, ao trabalhar ou visitar amigos e parentes em uma cidade (meu caso),sem poder tomar um banho. Concordo com a opinião de que a hora é de juntar forças deixando de lado as vaidades pessoais e políticas . A populacao espera e precisa de uma solução imediata nesse caso.

Comments are closed.