21 de junho de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Governo do Estado inova no desenvolvimento com construção de parque linear e clínica da família

O primeiro será construído na Grota do Cigano, no bairro de Mangabeiras em Maceió

Renan Filho destaca investimento inovador nas grotas de Maceió

Em nova fase, o Programa Vida Nova nas Grotas do governo do Estado trata agora da construção de parques lineares, segundo anunciou nesta sexta-feira, 21, o governador Renan Filho.

O primeiro deles será erguido na Grota do Cigano, em Mangabeiras, em Maceió. A autorização para o início das obras já  foi assinada. Além do parque, o governador também anunciou construção de uma Clínica da Família.

Segundo ele,  a criação do parque linear  se constitui em” uma solução inovadora, moderna”. Destacou que “aqui nós vamos construir uma Clínica da Família com seis equipes de Saúde da Família, capazes de atender algo em torno de 15 mil pessoas, em todos os serviços de saúde”.

O investimento na construção do Parque Linear da Grota do Cigano será de R$ 1,8 milhão, oriundo do governo estadual e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A obra deve ficar pronta dentro de seis meses. Já a Clínica da Família está orçada em cerca de R$ 8 milhões.

A obra de construção do Parque Linear vai beneficiar diretamente os cerca de 40 mil moradores da Grota do Cigano, a maior da capital alagoana. A área de aproximadamente 6.156,67m² terá acesso pela Avenida Gustavo Paiva ou pela Rua Esperança, ambas em Mangabeiras, e integrará o bairro da parte baixa à Grota do Cigano e ao Jacintinho.

Parque na Grota do Cigano vai beneficiar mais de 40 mil moradores

O terreno onde será erguido o Parque Linear pertencia a um grupo empresarial e foi desapropriado pelo Governo do Estado. A primeira providência determinada pelo governador Renan Filho foi derrubar o muro que cercava o imóvel para executar a obra, que privilegia a convivência urbana. “A derrubada do muro é simbólica. Cai um muro e abre-se um novo espaço para a sociedade poder conviver, integrando bairros, abrindo outras oportunidades para a juventude. Aqui certamente surgirão novos pequenos negócios”, destacou o governador.

Renan Filho assegurou, ainda, que vai dar seguimento à construção de Parques Lineares, paralelamente às obras do programa Vida Nova nas Grotas, que avançam em Maceió, implementadas pelo Governo do Estado em parceria com o ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos). O próximo Parque Linear será erguido na Grota.

“Há uma clara falta de espaços para convívio urbano na capital. Isso é visto por todos, mas o enfrentamento só se faz abrindo definitivamente um novo local. Isso é o que nós estamos fazendo aqui, agora. O mesmo vamos fazer a cerca de 3 quilômetros adiante, num terreno que era da Casal, na Grota da Freira, e que vai beneficiar outras comunidades do Jacintinho”, informou Renan Filho.

O Parque Linear, que começa a ganhar formas nesta sexta-feira (21), surgiu por meio de uma oficina de desenho de espaços públicos, a fim de levantar informações sobre as necessidades e desejos da comunidade para o projeto de um parque público. A oficina foi promovida pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e o ONU-Habitat com a participação de moradores da grota, e utilizou, de maneira inovadora, o jogo Minecraft, permitindo que crianças, jovens e adultos criassem modelos virtuais de intervenção, gerando uma matriz de necessidades que efetivamente influenciou o desenho do projeto final.

O Parque Linear que será implantado na Grota do Cigano inclui socioterritorialmente a comunidade ao bairro Mangabeiras, oferecendo opções de lazer, como mesas para jogos de tabuleiro, playground, espaço amarelinha para crianças e de convivência. Oferecerá, ainda, equipamentos de esporte, com duas quadras poliesportivas; quadra de areia, academia ao ar livre, pista para caminhada, basquete e bicicletário.

Vida Nova nas Grotas entra em nova etapa com a construção de parques lineares (Felipe Brasil)Vida Nova

O secretário Alcides Tenório informou que o programa Vida Nova nas Grotas já beneficia 70 comunidades na capital alagoana. A meta do Governo de Alagoas é chegar a todas as 100 grotas existentes em Maceió até o final de 2022.

“Das 70 grotas já atendidas, temos 44 concluídas e 26 com obras em execução. Esse programa tem uma característica, que é a construção de espaços públicos de convivência. Um exemplo disso é a Grota do Cigano, onde estamos trabalhando há mais de quatro, culminando agora com a construção e conclusão com o Parque Linear”, informou o secretário executivo.