26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Guedes diz que auxílio emergencial deve ser pago em abril

Parlamentares aprovaram auxílio, mas congelaram os salários dos servidores públicos

O ministro Paulo Guedes diz que auxílio deve ser pago em abril

Depois de aprovado o auxilio emergencial de R$ 250,00 no Congresso, na PEC que congelou os salários dos servidores públicos e restringiu incentivos fiscais nos Estados e Municípios, o governo Jair Bolsonaro prevê implantar o novo auxílio em abril.

Pelo menos foi o que declaro o ministro da Economia, Paulo Guedes. O chefe da equipe econômica declarou  que, assim que a proposta for promulgada, a pasta passará para a fase de execução.

“Nossa expectativa, se fosse aprovado mais rápido (a PEC), mais rápido sai o dinheiro. Se isso tudo acontecesse em dezembro, a gente pagava em janeiro. Acontecendo agora possivelmente sai em abril”, afirmou Guedes, nesta sexta-feira, 12.

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) agendou para às 10h de segunda-feira a sessão para a promulgação da PEC Emergencial.

Na PEC 186, o Congresso aprovou um limite de R$ 44 bilhões para a nova rodada do auxílio emergencial, mas desidratou a proposta da equipe econômica, que incluía, por exemplo, a desvinculação e a desindexação de despesas, um fato lamentado pelo ministro que destacou que indexação e vinculação são heranças de épocas de hiperinflação.