26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Incêndio na Cinemateca: Paulão diz que Bolsonaro é o presidente da destruição e da mentira

Deputado lamentou a destruição da Cinemateca e cobra ação do MPF contra Bolsonaro

Paulão: o caso da cinemateca é o retrato do descaso, da prevaricação e da improbidade de Bolsonaro

O deputado federal Paulão (PT) disse nesta quinta-feira, 29, que além de ter a mentira como fundamento principal da gestão, o governo Jair Bolsonaro é também o da destruição.

Segundo ele, o incêndio da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, é a materialização e o retrato do governo “irresponsável e destruidor da cultura, da história,  da memória nacional e do patrimônio público”.

Para o deputado, a destruição da cinemateca está além do descaso do governo. Remete, disse ele, a improbidade e a prevaricação, uma vez que a gestão foi alertada por diversas vezes pelo Ministério Público Federal (MPF) para os riscos de incêndios da repartição pública.

“Em tudo que é cobrado o Bolsonaro faz o contrário de forma criminosa por que acha que não tem responsabilidade com nada. E dessa forma ataca instituições, dispara mentiras por todos os lados e expõe ao mundo não apenas só face de tirano incompetente, mas também de um embusteiro no poder”, disse Paulão.

Adiantou ainda que cabe ao próprio MPF ir à justiça oferecer denúncia de improbidade e prevaricação no exercício da função “contra esse genocida” que não cuida do patrimônio público e prefere destruir tudo.

Ele destacou que é importante que a sociedade brasileira acompanhe e observe com o olhar mais cuidadoso todos esses fatos. Mas, disse também que os vários segmentos do movimento cultural também devem agir na cobrança pela responsabilidade  do governo nesse crime anunciado contra a Cinemateca Brasileira.