21 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Inscrições no Sisu vão até domingo e Ufal oferece mais de 5 mil vagas em 108 cursos

Sistema abriu nesta terça-feira, com o resultado da chamada regular sendo previsto para 28 de janeiro

O Sisu é uma das principais formas de ingresso nas instituições de ensino superior públicas e tem como base a nota do Enem. Foto: José Demétrio

Com a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último dia 17, os alagoanos que não zeraram a redação e não participaram na condição de treineiros poderão acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir desta terça-feira (21). O Sisu é uma das principais formas de ingresso nas instituições de ensino superior públicas e tem como base a nota do Enem.

O período de inscrições do Sisu vai até domingo (26) e o resultado da chamada regular está previsto para 28 de janeiro. Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), a matrícula da chamada regular ocorre de 29 de janeiro a 04 de fevereiro, sendo este mesmo período destinado para participar da lista de espera.

Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), são 5.373 vagas distribuídas em 108 cursos, sendo 50% dessas vagas destinadas para estudantes cotistas e 50% para a ampla concorrência.  Este ano, a Ufal está oferecendo dois novos cursos no Sisu: Agroecologia e Engenharia Elétrica.

Prorrogamento

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que pelo menos 80% das notas erradas dos participantes do Enem 2019 afetados por problemas na correção da prova foram aumentadas após passarem por revisão dos gabaritos.

Com isso, as inscrições do Sisu foram prorrogadas. Antes da prorrogação, o prazo se encerraria na sexta-feira (24). O Sisu oferece vagas em universidadaes federais com base nas notas obtidas no Enem.

O presidente do Inep disse que os erros não interferem no cálculo de proficiência da prova, portanto, os demais candidatos não serão afetados. Ele disse ainda não trabalhar com a hipótese de aparecerem diferentes tipos de erros além do já detectado.