28 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Julgamento que poderia afastar Dallagnol da Lava Jato é suspenso

Conselho analisaria denúncias de parcialidade de procurador na condução da operação

O julgamento de Deltan Dallagnol no CNMP (Conselho Nacional de Justiça) não será mais nesta quarta (18). Isso porque o ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), resolveu suspender o julgamento que poderia afastar Dallagnol do comando da Operação Lava Jato de Curitiba.

Celso de Mello concordou com a alegação do procurador de que seu direito de defesa foi cercado, bem como seu direito à liberdade de expressão e crítica. Deltan alegava que houve “diversos episódios de violação à ampla defesa” por parte do CNMP.

O acórdão de instauração de procedimento administrativo contra ele teria sido publicado de forma incompleta, houve atropelo ao se marcar o julgamento antes de “finda a instrução, colhido o interrogatório e apresentadas as alegações finais”, além de indeferidas providências por ele considerada críticas.

Deltan seria julgado em processos movidos pelos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Katia Abreu, que o acusavam de parcialidade na condução da Operação Lava Jato, além de tentativas de interferência no processo político brasileiro.