27 de outubro de 2020Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Justiça alagoana retoma atividades presenciais a partir desta segunda-feira

Unidades foram reabertas com 30% dos servidores presentes; os demais permanecem em home-office. Atendimento será mediante pré-agendamento

O Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL) entrou, nesta segunda-feira (14), na fase amarela do protocolo sanitário de enfrentamento ao coronavírus, reabrindo todas as suas unidades judiciárias. Mas por enquanto, apenas 30% dos servidores estarão nos locais de trabalho, numa escala que ficou a critério da chefia de cada setor, para que seja assegurada o distanciamento prudencial – o restante vai continuar trabalhando em casa, em regime de home-office.

O atendimento ao público, neste momento inicial, será feito exclusivamente mediante agendamento prévio com hora marcada. Para isso, a pessoa deve ligar para a Vara onde necessita de atendimento – os números dos telefones estão no site do Tribunal – e fazer o agendamento para o atendimento presencial, caso, realmente não consiga resolver sua demanda por meio virtual, que continua sendo o sistema mais recomendado, enquanto persistirem os risco de contaminação e morte por covid-19.

De acordo com o presidente do TJ, desembargador Tutmés Airan, todas as cautelas estão sendo tomadas para garantir a segurança à saúde de quem está retornando aos locais de trabalho e das pessoas que, por real necessidade, venham a frequentar o ambiente do Judiciário  alagoano. “Temos o compromisso de não nos infectarmos, nem infectarmos as outras pessoas”, diz ele.

Temperatura sendo testada na chegada ao trabalho: Foto de Caio Loureiro / Dicom TJ

Foto divulgada pela Diretoria de Comunicação do TJ, hoje pela manhã, mostra os servidores chegando para trabalhar, usando máscaras e sendo submetidos a medição de temperatura na entrada do prédio, por um guarda judiciário, devidamente equipado com itens de proteção como máscara, viseira e luvas.

No ambiente de trabalho, a disponibilidade de recipientes com álcool em gel e os avisos de distanciamento lembram que ainda não é hora de abraços e aglomerações.

O desembargador relembrou que, na fase amarela, todas as unidades do Judiciário, tanto da capital quanto do interior, funcionarão 5 horas por dia. O Fórum de Maceió estará aberto das 13h às 18h (de segunda a quinta) e das 8h às 13h (às sextas-feiras). Já a sede do Tribunal de Justiça, Corregedoria, Juizados Especiais e demais fóruns abrirão das 8h às 13h, nos dias úteis.

Apesar da reabertura parcial do sistema presencial a partir de hoje, o presidente Tutmés Airan já deu sinais de que a experiência do teletrabalho deve ser integrada à rotina do Judiciário alagoano, mesmo depois que a pandemia passar. Ele diz que a experiência do home-office, adotada desde a fase inicial do isolamento social, deus bons resultados em economia e produtividade, e defende que o modelo híbrido que está sendo adotado a partir de hoje, com 30% dos servidores em regime presencial e 70% em sistema de home-office, deve permanecer.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.