30 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Manchas de óleo voltam a atingir praias de Japaratinga/AL

Um mutirão de limpeza será realizado nesta quarta; ALE marcou para segunda uma audiência pública e Sergipe decretou emergência

Primeiro local em Alagoas com registro de manchas de óleo, no dia 7 de setembro, Japaratinga foi atingida por mais manchas nesta terça-feira (15).

Moradores e trabalhadores do município do Litoral Norte do Estado avistaram o óleo em pelo menos três praias: do Bitigui, das Barreiras e do Boqueirão. Um mutirão de limpeza com a Prefeitura, órgãos ambientais e a população será realizado nas praias de Japaratinga na quarta-feira (16).

Confira os municípios que já foram atingidos:

  • Feliz Deserto
  • Maceió
  • Piaçabuçu
  • Coruripe
  • Paripueira
  • Roteiro
  • Barra de Santo Antônio
  • Marechal Deodoro
  • Passo de Camaragibe
  • Japaratinga
  • Barra de São Miguel

Audiência na ALE

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (15), requerimento da Comissão de Meio Ambiente e Proteção aos Animais solicitando a realização de uma audiência pública, na próxima segunda-feira (21), às 15 horas, para debater as manchas de óleo que estão atingindo as praias de Alagoas.

“Este desastre ambiental tem afetado todas as nossas praias. Infelizmente, o Governo do Estado resiste em decretar estado de emergência e a Comissão de Meio Ambiente está muito preocupada com a situação. Queremos ouvir dos órgãos do Executivo o que tem sido feito para minimizar os danos, especialmente à nossa fauna e flora marinha”. Davi Maia (DEM), deputado e presidente da comissão.

O deputado disse ainda que estão sendo convidados os prefeitos dos municípios atingidos, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a Universidade Federal de Alagoas, a Marinha do Brasil e organizações não governamentais que cuidam do meio ambiente marinho.

“A Assembleia, através da comissão de Meio Ambiente, esteve em algumas cidades e encontrou um cenário que requer uma ação emergencial, ou seja, uma atitude de todos os órgãos envolvidos”. Davi Maia.

Praia da Coroa do Meio, Aracaju

Emergência

O estado de Sergipe é o segundo a decretar situação de emergência para conter as manchas de óleo que se alastram pelo litoral nordestino. Em uma portaria publicada na terça (15) no Diário Oficial da União, o ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu a situação crítica e liberou o acesso a recursos da União através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Um dia antes, o governador em exercício do estado da Bahia, João Leão, assinou três documentos que visam ajudar o estado a conter a mancha de óleo que se espalha rapidamente pelo litoral da Região Nordeste.