27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Mapa de Riscos para Região do Pinheiro será divulgado nesta manhã

Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, que abrange os bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro

Prefeito Rui Palmeira na atualização do Plano de Contingência do Pinheiro. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), divulga nesta sexta-feira (7), a partir das 10h, o Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, que abrange os bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. A divulgação atende recomendação do Ministério Público Federal.

O documento, que está sendo finalizado, será disponibilizado nos canais de comunicação do Município e pelos mecanismos de interlocução direta com a população maceioense, conforme detalhamento a seguir:

Redes sociais da Prefeitura de Maceió

Simultaneamente à publicação no site da Prefeitura, o Mapa será encaminhado aos veículos de comunicação via mailing list e por lista de transmissão de WhatsApp da imprensa.

O mapa será apresentado e disponibilizado em arquivo PDF e por meio de animação gráfica, com as respectivas legendas informativas, conforme os danos que afetam cada uma das áreas mapeadas.

O documento foi elaborado por técnicos da Defesa Civil Nacional e da Defesa Civil de Maceió, sob supervisão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), responsável pelos estudos técnicos que nortearam a configuração das áreas de risco e ofereceram os pressupostos para a tomada de decisões institucionais no que se refere à proteção e salvaguarda da população.

Há relação direta entre a mineração e o afundamento em bairros de Maceió.

Mapa de Ações Prioritárias

A Prefeitura esclarece que o Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias faz parte do Mapa Operacional para minimização de danos e constitui um documento dinâmico, que não apresenta respostas definitivas, mas descreve um cenário sujeito a alterações, de modo que áreas não estabelecidas podem vir a ser inseridas, assim como áreas ora estabelecidas de médio risco podem vir a ser agravadas.

A Prefeitura esclarece ainda que o Plano de Ações Integradas está sendo elaborado por meio de câmaras técnicas temáticas e quando concluído, será remetido aos órgãos federais integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) para que as ações federais sejam construídas alinhadas com o planejamento municipal, constituindo um documento único para divulgação por meio dos órgãos públicos envolvidos.