28 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Ministério da Saúde confirma o 3º caso de coronavírus no Brasil

Todos os três pacientes são de São Paulo; subiu para 531 o número de casos possíveis do novo coronavírus

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (4) o terceiro caso do novo coronavírus no Brasil. Todos os três são de São Paulo. O paciente é um homem de 46 anos nascido na Colômbia, mas que vive em São Paulo.

Nas últimas semanas, ele esteve na Espanha, Itália, Áustria e Alemanha, e voltou no dia 29. Nesta quarta, foi atendido no hospital Albert Einstein e teve o caso confirmado em exames. Agora ele está em isolamento domiciliar.

Um possível quarto caso, registrado em São Paulo e com primeiro exame positivo, ainda está em investigação. A paciente, de 13 anos, foi atendida no hospital Beneficência Portuguesa. Antes, esteve em Milão e depois na região de Dolomitas, na Itália, onde ficou internada em um hospital por causa de uma lesão no joelho.

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a paciente não teve sintomas até o momento. Ainda assim, esteve no hospital na segunda-feira (2), onde fez um teste para o coronavírus, cujas amostras foram enviadas ao Fleury e deram positivo. O exame aguarda resultado de contraprova.

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, divulgam dados atualizados sobre a situação do novo Coronavírus no país.

Balanço

Balanço do ministério divulgado nesta quarta aponta que subiu para 531 o número de casos de suspeita do novo coronavírus monitorados no país. Na terça-feira, eram 488 casos em investigação.

Entre os casos, 135 são em São Paulo, 98 no Rio Grande do Sul e 82 em Minas Gerais, estados com maior volume de registros. Os demais estão distribuídos em 20 estados.

Nesta semana, o Ministério da Saúde decidiu incluir os Estados Unidos e outros 12 países na lista daqueles que devem ser observados pela rede de saúde para definir casos de suspeita de infecção pelo novo coronavírus.