29 de novembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Expresso

Novo binário em avenidas de Cruz das Almas será iniciado neste sábado; Veja as mudanças

Intervenções viárias buscam ordenar o fluxo de veículos e reduzir congestionamentos na região

Para ordenar o fluxo de veículos e evitar congestionamentos na região de Cruz das Almas, a Prefeitura de Maceió vai implantar um novo binário nas Avenidas Comendador Gustavo Paiva e Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito.

Cerca de 70% dos serviços de sinalização já foram executados pelas equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) com o intuito de garantir segurança viária no deslocamento pelas vias da região. A operação plena entrará em vigor neste sábado (6).

Avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito e Gustavo Paiva terão sentindo único. Fotos: Joyce Juliana/Ascom SMTT

Com a implantação do novo binário, a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito que atualmente dispõe de duas faixas de rolamento em direções opostas, passará a funcionar apenas no sentido Jacarecica, no trecho que vai desde a Churrascaria Sal e Brasa até a Pousada Coqueiral.

Já na Avenida Comendador Gustavo Paiva, no trajeto que vai desde o Posto Shell/Mar Azul até a Avenida João Davino, das quatro faixas que existem na via, três funcionarão exclusivamente no sentido Centro.

A última faixa irá operar em esquema de contrafluxo, prioritariamente, para a circulação do transporte público, mas poderá ser acessada por outros veículos para acessar estabelecimentos comerciais, escolas e demais empreendimentos que estão ao longo da via.

 

Um binário é formado por duas vias próximas e paralelas, com fluxos que operam em mão única, mas com sentidos opostos entre si. A adoção desse tipo de intervenção resulta numa melhor utilização do espaço viário e contribui para a redução das áreas de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas, reduzindo o risco de acidentes e proporcionando maior segurança.

Entenda as principais mudanças por trechos:

Binário entre a Rua Doutor Lauro Machado Costa e Rua João Canuto da Silva, que dão acesso às principais vias da intervenção.

O projeto prevê ainda a implantação de 2.672m² de sinalização horizontal, que compreende a pintura dos eixos, linhas de bordo, faixas de retenções, faixas de travessia de pedestres, setas, símbolos e pictogramas.

Também serão instaladas 712 unidades de dispositivos auxiliares, a exemplo de tachas, tachões, prismas e segregadores, além de 141 placas de sinalização vertical.

Um investimento de aproximadamente R$ 155.201,27. Outros R$ 2 milhões já foram investidos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) com obras de drenagem e recapeamento das vias.

Para o projeto, buscando minimizar os transtornos para os maceioenses que trafegam pela região, a SMTT elaborou um cronograma para implantação das sinalizações junto à empresa prestadora dos serviços. No entanto, houve uma antecipação na execução nas demandas repassadas pela SMTT.

“Até o início das operações do binário, foram colocados cones em um trecho da Avenida Gustavo Paiva para canalizar o fluxo de veículos. As intervenções contarão com a presença de agentes que farão rondas para garantir a fluidez na via. Em virtude do descumprimento do cronograma de execução dos serviços, uma notificação será enviada para a empresa que é responsável pela sinalização”. André Costa, titular da SMTT.