24 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Política

Paulão destaca luta e grande vitória de agentes comunitários de saúde e de endemias

Foi preciso muita luta para que a categoria conquistasse seu piso salarial, diz o deputado

Paulão foi uma grande vitória conquistada com muita luta

O deputado federal Paulão comemorou a promulgação pelo Congresso Nacional da emenda constitucional, nesta quinta-feira, 5, que cria regras para a remuneração de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

Disse ele que foi uma luta gigantesca para a aprovação do piso salarial nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424.) para a categoria profissional. “Portanto, uma grande vitória”, destacou.

O Congresso promulgou por que o governo Bolsonaro, segundo o deputado, foi contra a emenda e vetou a proposta que nasceu de uma PEC protocolada em 2011 e que levou 11 anos para ser aprovada pelos parlamentares. “O Bolsonaro vetou, mas agora o parlamento fez justiça aos profissionais da área”, destacou o deputado.

Para que a proposta fosse aprovada, ainda segundo Paulão, foram necessárias muitas articulações e  mobilizações da categoria em nível nacional “e nós fizemos parte dessa luta intensa junto com as liderançasa alagoanas dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Portanto, a quinta-feira foi um dia de graça para todos esses profissionais”.

O deputado também destaca que após as conquistas dos pisos dos profissionais de enfermagem e agora dos agentes comunitários de saúde, outras categorias decidiram se mobilizar em busca dos seus direitos “e nós vamos estar firmes nessa luta, em apoio aos trabalhadores do País”.