26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Paulão quer Câmara investigando espionagem da CIA no serviço de criptografia do Brasil

Deputado diz que jornal americano denunciou o escândalo como o golpe do século

Deputado Paulão encaminhou requerimentos ao Ministério da Defesa e ao GSI pedindo informações sobre o escândalo denunciado nos EUA

Em dois requerimentos encaminhados ao Ministério da Defesa e Gabinete de Segurança Institucional do governo Jair Bolsonaro, o deputado federal Paulão (PT), quer que a Câmara passe apure o processo de espionagem que sofreu o governo brasileiro a partir de um serviço de criptografia da Suíça, da empresa Crypto AG,  que tem vínculos com os serviços de inteligência dos EUA.

Disse o deputado que a AG assinou contratos com 120 instituições estrangeiras, inclusive com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, mas ocultou o fato de estar ligada diretamente à CIA e Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos.

Disse ele que esse  fato foi classificado pelo jornal americano The Washington Post como “o golpe de inteligência do século”.

Destacou ainda o parlamentar que tudo isso vem corroborar antigas suspeitas dos governos argentino e do Irã que, por décadas, denunciavam que a CIA andava lendo comunicações encriptadas de diversos países, inclusive do Brasil.

“Nós temos um escândalo no campo da espionagem internacional que envolve nosso País e o governo brasileiro precisa dar respostas concretas à Nação sobre os fatos, uma vez que também contratou esse pacote da empresa Crypto AG”. Disse Paulão, que é membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.

A descoberta de que o Brasil utiliza programa de criptografia de empresa controlada pela CIA, de acordo com o deputado, só foi possível depois de pesquisas e estudos científicos realizados por professores de Harvard, entre eles dois pesquisadores brasileiros Dennison de Oliveira, da UFPR, e Alcides Peron, da USP.