26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Privatização dos Correios é programada para 2021, segundo ministro

Projeto da privatização foi entregue no Planalto pelo Ministro das Comuniações

Correios rumo a privatização e demissão em massa de servidores

O governo federal deve vender os correios em 2021. O projeto de lei propondo a privatização da empresa já foi levado ao Palácio do Planalto pelo Ministro das Comunicações, Fábio Farias.

Ele entregou o projeto  em 14 de outubro no Palácio do Planalto e agora aguarda a decisão a ser tomada pelo presidente Jair Bolsonaro. Mas, declarou que a privatização é  o caminho certo.

Para o governo, os Correios têm um quadro de funcionários inchado –há 99.003 funcionários na empresa. Até a privatização a ideia seria manter pouco mais de 30 mil, quantidade considerada suficiente pelos possíveis compradores.

Após esse período de adaptação, há risco de demissão em massa.

 

Quando as estatais de telefonia foram passadas para a iniciativa privada, houve um período inicial de estabilidade. Na sequência, foram feitos uma série de planos de demissão voluntária.

No caso dos Correios, o governo trabalha com a possibilidade de assegurar  2 anos de estabilidade para os  funcionários após a privatização. A ideia tem sido mencionada em reuniões internas na estatal e tem como inspiração o que ocorreu com a telefonia, ainda nos anos 90.