28 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Produção de ostras em Porto de Pedras é a mais nova vítima do óleo em Alagoas

Mais de 1.000 ostras que estavam no período de reprodução no rio Manguaba foram perdidas

Foto: Edemara Lara

O Rio Manguaba, no município de Porto de Pedras, Região Norte de Alagoas, foi foi mais um ponto afetado pelas manchas de petróleo que atingem o Nordeste. E o local é justamente um estuário onde se concentra um grande número de ostras.

A Associação Mariostra local informou que o óleo já avançou mais de 300 metros na água, causando uma perda grande da produção. Mais de 1.000 ostras que estavam no período de reprodução no rio Manguaba foram perdidas.

São poucas as ostras que não foram atingidas pelo óleo e as mulheres que trabalham na produção das ostras fizeram um mutirão para fazer a limpeza do mangue. ICMBio e o Ibama já investigam o ocorrido.

“A retirada do óleo exige técnica mais cirúrgica, se a retirada for inadequada vai agravar mais ainda a situação”. Ricardo César de Barros, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, 

Em Alagoas, o petróleo já apareceu nos municípios de Japaratinga, nas praias de Porto de Pedras, local de maior concentração de peixes-boi do Brasil, Barra de São Miguel, Feliz Deserto, Piaçabuçu, Paripueira, Roteiro, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro, Passo de Camaragibe, Maceió e Coruripe.

E no Litoral Sul, uma nova mancha de óleo surgiu nas proximidades da praia de Pontal do Peba e na cidade de Feliz Deserto. O número de pontos atingidos pelas manchas de óleo subiu para 30 no Estado.

One Comment

  • Avatar Monalisa Alves Barros

    Esse desgoverno brasileiro vai esperar quantos anos para considerar estado de emergência? Quando 100% do povo estiver sem o trabalho que depende da pesca, do turismo de nosso lindo País?
    Quando ninguém mais estiver vindo p Nordeste gastar seus dólares e for gastar lá fora e a crise começar a incomodar eles lá em Brasília?
    Acorda Bozo e capachos
    #desastreambiental
    #petroleonaspraias
    #salveonordeste
    #praialimpa

Comments are closed.