26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Receita para enfrentar o fascismo

Há poucas décadas, quando os jornais publicavam receitas de bolo no meio das notícias, você poderia ter certeza: censores da ditadura militar (1964 a 1985) haviam passado na redação no dia anterior e vetado alguma notícia que consideravam perigosa para o “regime”.

Eram tempos sombrios, de perseguição, que estamos vendo renascer, perplexos. E que tem sido mais evidente nas universidades. A “caça às bruxas” ganha novos e perigosos contornos diante da ascensão de uma ideologia política que quer se tornar hegemônica no grito e na força.

Depois das batidas policiais nos centros acadêmicos, corretamente estancadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a mais nova batalha contra a doutrinação comunista não vem da louca Janaína Pascoal, deputada eleita por São Paulo, mas de Ana Caroline Campagnolo, eleita em Santa Catarina pelo partido do ex-capitão.

É dela a iniciativa de abrir um canal de denúncias on-line contra professores “doutrinadores” – garantindo o anonimato dos dedos-duros. E olha que a bonita é historiadora, mas, na minha visão, é, antes de tudo, uma aproveitadora.

A extrema-direita alemã, representada pela AfD, tem iniciativa semelhante. O objetivo é se impor pela intimidação. Os alemães estimulam estudantes a filmarem professores que fazem críticas ao partido.

No Brasil, diz a deputada do PSL sobre os professores: “Muitos deles não conterão sua ira e farão da sala de aula um auditório cativo para suas queixas político-partidárias em virtude da vitória de Bolsonaro. Filme ou grave todas as manifestações político-partidárias ou ideológica”.

Se os nacional-socialistas brasileiros continuarem prosperando (é bom que o povo acorde antes que seja tarde demais), aconselho as pessoas libertárias que batam as claras em neve e reservem; em seguida, misturem as gemas, a margarina e o açúcar até obter uma massa homogênea.

O próximo passo é acrescentar o leite e a farinha de trigo aos poucos, sem parar de bater; por último, adicionem as claras em neve e o fermento e despejem a massa em uma forma grande de furo central untada e enfarinhada. Por fim, assem em forno médio 180 °C, preaquecido, por aproximadamente 40 minutos ou ao furar o bolo com um garfo, este saia limpo.

Quantas porções rende?

Saberemos em breve.